Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2020/2021 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quarta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.

A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.

Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.

Os Anjos, de Teolinda Gersão

​Irei debruçar-me sobre a narrativa de Teolinda Gersão, Os Anjos (2000) com o objetivo de observar, através da lupa que este proporciona, um tópico recorrente nos estudos sobre a escrita de mulheres – o silêncio.
A leitura que proponho centra-se na relação entre o discurso feminino e o silêncio nas diversas modalidades que este aqui apresenta: os segredos, os sonhos e as fantasias, as memórias, as imagens e o tempo perdido. ​

 

Link para acesso à conferência

https://tinyurl.com/y3d4tuyk

ID da reunião: 893 2419 9377 | Senha de acesso: 850975

 

Fonte: BNP