P. IOAÕ DE MESQUITA natural da Villa de Anciaens em o Arcebispado de Braga onde teve por Pays a Fernaõ de Mesquita, e Violante Nunes. Recebeo a peta da Companhia de JESUS em o Collegio de Coimbra a 10 de Junho de Inflamado com o zelo de converter a Gentilidade ao gremio da Igreja Romana embarcou no anno de 1546. para a com o Patriarcha da Etiopia D. Ioaõ Nunes Barreto, e na Praça de Dio, como o Cabo do Camorim exercitou o ministerio rio de Operario Evangelico. Chamada Goa para dictar Dialectica preferio o gisterio das almas ao das aulas partindo para Punicale onde querendo livrar os Neofitos da barbaridade dos Badagás foy prezo em hum tenebrozo carcere, e carregado de ferros de cuja horroroza prizaõ sendo livre pela industria de hum Christaõ tolerou constantemente gravissimas molestias pelo espaço de sete dias oculto em bosques, e fugitivo por diversos caminhos para naõ cahir nas maõs dos Badagàs, que anciosamente o buscavaõ satisfaçaõ da sua natural sevicia até que evadindo de tantos perigos chegou a Goa onde passou a coroarse na eternidade no anno de Escreveo
Carta do Cabo de Camorim a 29 de Agosto de 1560. ao P. Henrique Henriques.
Carta do Cabo de Camorim a 16 de Outubro de 1560. ao mesmo Padre. Carta de Cochim a 26 de Ianeiro de 1561. aos Irmaos do Collegio de Coimbra. Nella refere largamente as tribulaçoens padecidas quando esteve prezo. Sahiraõ estas tres Cartas traduzidas na lingua Italiana com outras. Venetia por Tramezzino 1562 8. e na latina. Lovanii apud Rutgerum Velpium 1570 8. Desde pag. 275. até 289.
Carta escrita do Cabo de Camorim aos Portuguezes em o 1. de Dezembro de 1558.
Carta escrita ao Provincial da India em Punicale em 13 de Março de 1560.
Carta escrita em Punicale a 29 de Agosto de 1560. ao P. Henrique Henriques. Carta escrita de Punicale a 16 de Outubro de 1560. ao mesmo P. Estas quatro Cartas se conservaõ no Archivo da Caza professa de S. Roque de Lisboa.
Do author fazem mençaõ Hist. Societ. lib. 4. n. 202. até 267 Franco Ann. Glorios. S. I. in Lusit. p. 504. Souza Orient. Conq. Part. 1. Conq. 2. Div. 2. §. 25. e 27.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]