P. IOAÕ GOMES natural da Villa de Castello de Vide em a Provincia do Alentejo onde teve por Pays a Ioaõ Frade, e Guiomar Gomes. Recebeo a roupeta da Companhia em o Collegio de Evora a 30 de Março de 1634. onde aprendeo as sciencias amenas em que sahio eminente principalmente em a Poezia latina compondo entre outras obras deste genero.

Poema Epicum de Passione Christi Domini; dicatum Illustrissimo Domino Alphonso Furtado de Mendoça Archipraesuli Ulyssiponensi. M. S. Conserva-se na Livraria do Excellentissimo Duque de Lafoens, que foy do Emminentissimo Cardial de Souza.

Naõ foy dotado de menor talento para as sciencias Escholasticas, que dictou com grande aplauzo na Universidade de Evora onde recebeo as insignias doutoraes de Theologo, e nos Collegios de Santo Antaõ, e S. Patricio em Lisboa. Foy Reytor em Braga, e Coimbra onde mostrou a prudencia de que era ornado, como tambem a sua grande litteratura pela qual era consultado pelas principaes pessoas do Reyno. Falleceo no Collegio de Coimbra a 2 de Novembro de 1680. Delle fez mençaõ o Padre Antonio Franco Ann. Glorios. S. J. in Lusit. pag. 656. e Annal. S. J. in Lusit. p. 367. §. 5.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]