P. IOAÕ DE CARVALHO natural de Monte mór o Velho em a Provincia da Beyra filho de Gaspar Carvalho, e Maria Ioaõ. Quando contava quatorze annos entrou na Companhia de JESUS em o Collegio de Coimbra ao primeiro de Março de 1636. Onde aprendeo, e ensinou as sciencias escholasticas até ser Lente primario de Theologia com grande aplauzo da sua litteratura. Foy ornado das virtudes constitutivas de hum perfeito religioso. Voltando de ser Procurador na Curia Romana foy Reytor do Collegio de Braga em cujo lugar falleceo a 30 de Abril de 1684. quãdo contava 62 annos de idade, e 48 de Religiaõ. Delle fez repetida memoria o Padre Franco Imag. da Virt. em o Nov. de Coimb. Tom. 2. pag. 619. col. 1. Annal. S. J. in Lusit. pag. 377. n. 6. Dos muitos Sermoens, que pregou com aclamaçaõ se fizeraõ publicos os seguintes.
Sermaõ de Cinza 1. Quarta feira da Quaresma pregado na Cathedral de Coimbra. Coimbra por Manoel Dias 1677. 4.
Sermaõ da Soledade da Mãy de Deos a Virgem Maria Nossa Senhora. Ibi pelo dito Impressor. 1677. 4.
Sermaõ da Confiçaõ 3. Dominga da Quaresma na Cathedral de Coimbra. Coimbra por Manoel Rodrigues de Almeyda 1680. 4.
Sermaõ das penitentes lagrimas da Magdalena na Caza da Santa Misericordia de Coimbra. ibi pelo dito Impressor 1680. 4.
Sermaõ do Mandato na Caza da Santa Misericordia de Coimbra. ibi pelo dito Impressor. 1680. 4.
Religiosissimo P. Fr. Antonio ab Spirito Santo Moralis Theologiae primario emeritissimo librum in Lucem edenti Directorium Regularium inscriptum, Encomium. Começa.
Dum Sacra Religio tam docta volumina versat
Dixit ab authoris nomine numen habet.
Consta esta Elegia de 17 Dystichos, e sahio impressa ao principio do Directorio dos Regulares. Lugduni apud Ioannem Antonium Huguetan & Marcum Antonium Rigaud. 1661. fol.
Panoplia Minervae. Romae 8. Sahio com outro nome como afirma o P. Franco no lugar assima allegado.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]