IOAÕ CARVALHO MASCARENHAS natural de Lisboa, e professor da Arte militar que com grande valor exercitou nas conquistas deste Reyno principalmente em a India Oriental donde voltando para a patria em o anno de 1621. embarcado em a Nào Conceiçaõ de que era Capitaõ Ieronimo Correa Peixoto se encontrou na altura da Ericeira com desasete navios de Turcos, e depois de hum sanguinolento conflicto do qual se retiraraõ os barbaros destrossados, investindo ao dia seguinte a nao victoriosa lhe lançaraõ o fogo que arrebatadamente a reduzio a cinzas. Conduzidos os miseraveis navegantes cativos a Argel padeceo Ioaõ Carvalho com animo constante as afliçoens do cativeiro até ser resgatado por seiscentos mil reis, e restituido a Portugal. Para que a noticia de taõ fatal sucesso se perpetuasse nas idades futuras escreveo com estilo corrente.

Memoravel relaçaõ da perda da Náo Conceiçaõ que os Turcos queimaraõ à vista da barra de Lisboa varios sucessos das pessoas, que nella cativaraõ, e descripçaõ nova da Cidade de Argel, de seu poder, e couzas muy notaveis acontecidas nos annos 1621. atè 1626. Lisboa por Antonio Alvres. 1627. 4.

Da obra, e do author fazem memoria Ioan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Liter. lit. 1. n. 28. e o moderno addicionador da Bib. Orient. de Antonio de Leaõ. Tom. 1. Tit. 13. col. 439. onde por engano o apellida Martins, sendo Mascarenhas.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]