IERONIMO PEYXOTO DA SILVA natural de Lisboa, e filho de Balthezar Peixoto da Silva, e D. Francisca Deça ambos descendentes de nobres geraçoens. Foy ornado de igual talento para as especulaçoens Theologicas em que recebeo o grao de Doutor na Universidade de Coimbra, como para as Declamaçoens Evangelicas de que teve por theatro os mais authorizados pulpitos de todo o Reyno. Sendo provido em a Conezia Magistral da Sé do Algarve a 14 de Dezembro de 1649. passou com a mesma dignidade para a Cathedral do Porto de que tomou posse a 22 de Mayo de 1655. em cuja Cidade falleceo a 20 de Abril de 1666. e jaz sepultado na Cathedral. Dos muitos Sermoens que prégou se fizeraõ publicos os seguintes.
Sermaõ na festa que se fez na Collocaçaõ da Senhora da Graça em o muro da Cidade de Lisboa sahindo a procissaõ da Igreja do Socorro. Lisboa por Paulo Crasbeeck. 1617. 4. e Coimbra pela viuva de Manoel Carvalho Impressor da Universidade 1664. 4.
Sermaõ da Quarta feira de Cinza prégado na Mizericordia da Cidade do Porto. Lisboa por Paulo Crasbeeck. 1658. 4.
Sermaõ da Degollaçaõ de S. Ioaõ Baptista pregado no Mosteiro das religiosas de S. Bento do Porto. Coimbra por Manoel Dias. 1661. 4. e Lisboa por Antonio Crasbeeck de Mello 1672. 4.
Sermaõ de S. Ioaõ Evangelista. Coimbra por Manoel Dias Impressor da Universidade 1663. 4.
Sermaõ da segunda quarta feira de Quaresma. Coimbra por Manoel Carvalho. 1664. 4.
Sermaõ de Passos de Christo prégado no Convento das Religiosas de Santa Clara do Porto. Coimbra por Manoel Dias 1663. 4. e Lisboa por Antonio Crasbeeck de Mello. 1671. 4. e Coimbra por Ioaõ Antunes 1715. 4.
Sermaõ da Sexta Feira de Lazaro na Mizericordia do Porto. Coimbra por Rodrigo Carvalho Coutinho 1672. 4.
Sermaõ do Santissimo Sacramento prègado às Freyras de S. Bento do Porto. Coimbra por Manoel Carvalho. 1672. 4.
Sermaõ das lagrimas da Magdalena na Mizericordia do Porto. Coimbra pelo dito Impressor. 1672. 4.
Sermaõ da Conceiçaõ de N. Senhora na Capella Real. Coimbra pela Viuva de Manoel Carvalho Impressor da Universidade. 1674. 4.
Lagrimas de Onimo na morte de seu querido Thezar. Lisboa por Domingos Lopes Rosa 1646. 4. Sahio em proza, e verso sem nome do author.
Os Sermoens do Santissimo Sacramento, e da Degolacaõ do Baptista sahiraõ traduzidos na lingua Castelhana em a Laurea Lusitana. Madrid por Andre Garcia. 1679. 4.
Vida de D. Ignes de Castro. M. S. Desta obra o faz author Ioaõ Franco Barreto na Bib. Portug. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]