P. HENRIQUE DE CARVALHO naceo em o lugar de Alvarellos termo da Villa de Oliveira do Conde do Bispado de Viseu a 3 de Março de 1667. sendo filho de Manoel Gomes de Carvalho, e Izabel Henriques. Na tenra idade de quinze annos se alistou na Sagrada Companhia de Iesus em o Collegio de Coimbra a 18 de Abril de 1682. onde de tal modo se distinguio de seus companheiros na comprehensaõ das letras humanas, e divinas, que depois de dictar humanidades em o Collegio de Lisboa, e ser Mestre da primeira em o de Coimbra, e Lente de Filosofia, explicou Theologia Moral em a Universidade de Evora, e no Collegio de Santo Antaõ de Lisboa. A sua literatura unida à madureza de que era ornado o fez digno de ser Reytor do Collegio de Lisboa, Procurador da Provincia do Japaõ, Provincial desta Provincia, Qualificador do Santo Officio, Examinador das Tres Ordens Militares, e Confessor do Serenissimo Principe do Brazil o Senhor D. Jozeph. Falleceo no Collegio de Santo Antaõ a 23 de Outubro de 1740. quando contava 73 annos de idade e 58 de Religiaõ.
Compoz
Reposta a huma Carta do Emminentissmo Cardial Pereira escrita de Lisboa a 30 de Janeiro de 1734.
Reposta segunda ao Emminentissimo Cardial Pereira escrita em Lisboa a 31 de Mayo de 1734. He muito larga. Huma, e outra em folha sem anno, nem lugar da ediçaõ.
Lacrymae Typographícae Officinae in obitu Ven. Patris Antonii Vieyra. Lisboa por Miguel Rodriguez Impressor do Senhor Patriarcha 1736. 4. He huma Prosopopeya elegantemente composta em huma Elegia, que consta de 111. Dystichos na qual a Impressaõ lamenta naõ poder jà illustrar-se com as obras do Padre Antonio Vieyra por lhe faltar a vida para as compor. Sahio no livro intitulado
Vozes saudozas da eloquencia a pag. 282. que publicou o Padre Andre de Barros da Companhia de JESUS.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]