HEYTOR DE BRITO PEREYRA natural de Villa-viçosa filho de Christovaõ de Brito Pereira Commendador de Santa Maria de Viade, de S. Salvador de Sanguinhedo da Ordem de Christo, Alcayde mór da Villa de Alhos Vedros, Mestre de Campo dos Auxiliares de Villa-viçosa, e Governador desta Praça, que heroicamente defendeo no anno de 1665. contra a invasaõ do exercito Castelhano, que mandava o Marquez de Caracena; e de D. Paula Maria de Vilhena filha de Antonio Correa Baharem Commendador de Alfange na Ordem de Christo, e de D. Antonia de Vilhena sua sobrinha. Foy Prior da Collegiada de Barcellos, Dezembargador da Caza da Suplicaçaõ de que tomou posse a 31 de Janeiro de 1696. em cujo lugar mostrou igualmente a observancia da justiça, com a profundidade da sciencia. Entre os Poetas do seu tempo mereceo geral estimaçaõ pela delicadeza dos conceitos, e afluencia das vozes, de cujas produçoens metricas se podia formar hum Volume de justa grandeza, e somente lograraõ da luz publica.

A la Santa reliquia, que truxo de Valencia de Santo Thomas de Villanueva el Doutor Luis de Loureyro Canonigo en la Cidad de Coimbra. Romance. Sahio nos Acroamas Panegyricos com que a Santa Cathedral Igreja de Coimbra recebeo, venerou, e aplaudio a sagrada reliquia do novo Thaumaturgo Espanhol o Illustrissimo Arcebispo de Valença Santo Thomas de Villa-nova. Coimbra por Iozeph Ferreira. 1690. 4. a pag. 124.

Soneto em aplauzo de Manoel de Souza Moreira author do Theatro Geneal. da Caz. de Souza. Sahio ao principio desta obra. Paris por Joaõ Anisson 1694. fol.

Delle faz memoria Antonio Carvalho da Costa Corog. Portug. Tom. 2. pag. 519.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]