D. GUIOMAR DA SYLVA naceo na Villa de Viana situada em a Provincia de Entre Douro, e Minho a 17 de Iunho de 1665. sendo seus Progenitores Fernando da Sylva de Souza moço Fidalgo da Caza Real, e D. Margarida Coutinho de Tavora irmãa de Fernando de Souza Coutinho General da Artilharia da Provincia do Minho onde governou muitas vezes as Armas. Ainda contava poucos annos de idade quando era admirado o seu raro engenho, que se fez mais plausivel pela continua liçaõ da Historia Portugueza, Castelhana, e Italiana, cuja lingua fallou com a ultima perfeiçaõ. Foy ornada do divino dom da Poezia pela qual contrahio amizade, e correspondencia com a Excellentissima Condesssa da Ericeira D. Ioanna Iosefa de Menezes heroica Musa do Parnasso Portuguez. Cazou com Christovaõ Francisco de Magalhaens moço fidalgo da Caza Real filho de Nuno Fernandes de Magalhaens, e de D. Florencia de Vasconcellos, e Sylva de quem teve descendencia Compoz.

Ascendencia da sua Caza illustrada com noticias historicas, e reflexoens criticas. fol. M. S. Está escrito este livro com excellente methodo, boa ordem, e summo exame.

Poezias varias. 1. Parte 4. M. S.

Estas obras conserva em seu poder Francisco de Magalhaens da Sylva de Souza Moço Fidalgo da Caza Real Capitaõ de Granadeiros, e morador na Cidade de Elvas filho primogenito da Authora.

Obras varias M. S. 4. Conservase em poder de Martinho Lopes Lobo de Saldanha neto da Authora morador na Villa de Estremòs.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]