GREGORIO DA SYLVA natural da Cidade de Lisboa, e bautizado na Real Parochia de S. Iuliaõ a 25 de Novembro de 1662. sendo filho de Pascoal Gomes, e Ioanna Baptista. Desde os primeiros annos mostrou a boa indole, que tinha para as letras estudando as amenas na patria, e cultivando as severas em a Universidade de Evora onde recebeo o grao de Mestre em Artes, e de Doutor na Sagrada Theologia. Nas aulas foy ouvido com assombro, e nos pulpitos com admiraçaõ cujo sagrado ministerio exercitou por toda a Vida. Foy Beneficiado nas Igrejas de S. Estevaõ de Lisboa e de Santo Andre de Mafra sendo taõ exemplar nos custumes, como afavel na conversaçaõ. Falleceo em Lisboa a 2 de Novembro de 1738. com 76 annos de idade, e jaz sepultado na Parochial Igreja de Santo Estevaõ onde era Beneficiado. Publicou.

Sermaõ na Canonizaçaõ dos Santos Luiz Gonzaga, e Stanislao Koska da Companhia de Jesus pregado no Collegio de Santo Antaõ em 29 de Julho de 1727.

no terceiro dia desta solemnidade. Lisboa por Pedro Ferreira 1728. 4.

Sermaõ da gloriosa Virgem, e Protomartyr Santa Tecla pregado na Real Igreja de S. Juliaõ de Lisboa na Dominga 18 post Pentecosten. ibi pelo dito Impressor. 1729. 4.

Sermaõ na Degollaçaõ de S. Ioaõ Bautista pregado no Mosteiro de Santa Monica de Lisboa. Lisboa pelo dito Impressor. 1729. 4.

Sermaõ da gloriosissima Virgem Senhora Nossa Maria Santissima exaltada à dignidade suprema de Mãy de Deos no dia da Encarnaçaõ do Divino Verbo pregado na Santa Sé de Lisboa Oriental em 25 de Março de 1730. Lisboa na Officina Augustiniana. 1730. 4.

Sermaõ do glorioso Patriarcha S. Iozeph Espozo da Mãy de Deos pregado na Sé de Lisboa no anno de 1732. Lisboa por Miguel Rodrigues, 1732. 4.

Sermaõ de S. Thome Apostolo pregado na Santa Sé de Lisboa no anno de 1731. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Raynha Nossa Senhora 1733. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]