GREGORIO DE S. MARTIM natural de Lisboa filho de Luiz Rodrigues, e muito inclinado a Poesia Castelhana em que fez diversas obras a sua Musa. Foy cazado com huma sobrinha do insigne Lope da Vega Carpio. Falleceo na patria e jaz sepultado na Parochia de S. Iuliaõ com o seguinte epitafio.

Aqui dentro jaz em fim

Aquelle taõ celebrado,

E Poeta Laureado

Gregorio de Saõ Martim.

Publicou.

El triumfo más famoso que hizo Lisboa a la entrada de D. Phelippe Tercero d’ España, y segundo de Portugal. Lisboa por Pedro Craesbeeck. 1624. 4. Poema heroico, e consta de 7 Cantos.

Todo lo nuevo aplaze. Dedicado a D. Affonso Furtado de Mendoça Arcebispo de Lisboa, e Governador de Portugal. Lisboa pelo dito Impressor 1628. 4. Consta de diversas Rimas.

Sucessos felices intitulados finezas de amor. Lisboa por Manoel da Silva. 1642. 4. Consta de  Endechas à Aclamaçaõ delRey D. Ioaõ o IV.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]