GONÇALO DA MADRE DE DEOS SEMBLANO natural da Cidade do Porto onde teve por Pays a Antonio Dias, e Izabel do Amaral. Aplicou-se na primeira idade à arte da Musica na qual fez taõ grandes progressos a sua natural viveza naõ somente na suavidade com que cantava, mas em a destreza com que tangia varios instrumentos, q foy admetido à Sagrada Congregaçaõ dos Conegos Seculares onde conhecido o seu talento foy julgado por capaz de se aplicar às sciencias severas. Nellas ainda sendo discipulo era respeitado como Mestre merecendo, que depois de dictar aos seus domesticos Filosofia, e Theologia em o Collegio de Coimbra, se laureasse Doutor entre os Theologos da Academia Conimbricense. Aos grandes aplauzos, que conciliou na Cadeira excederaõ os que alcançou em o pulpito sendo hu dos celebrados Pregadores, que aclamou a sua idade. Nas repetidas vezes, que teve por Theatro dos seus Evangelicos Discursos a Capella Real, e os mais celebres Templos da Corte estava o auditorio pendente da subtileza, e facilidade com que litteralmente provava com a Escritura Sagrada os seus conceitos parecendo a quem ignorava a profunda intelligencia, que elle tinha das Sagradas letras, que os textos, que allegava eraõ mais inventados, que verdadeiros. Foy Reytor do Collegio de Coimbra, e do Porto, Provedor das Caldas da Raynha, e Examinador das Tres Ordens Militares. Falleceo no Convento de Santo Eloy de Lisboa a 20 de Outubro de 1705. Dos Sermoens, que pregou pelo espaço de muitos annos se podiaõ formar diversos volumes sendo os que se fizeraõ publicos pela impressaõ.
Sermaõ de S. Ioaõ Evangelista em Santo Eloy no seu dia a 27 de Dezembro de 1671. Coimbra por Thome Carvalho. 1672. 4.
Sermaõ de Terceira sexta Feira de Quaresma na Real Capella da Universidade de Coimbra. Coimbra por Thome Carvalho 1672. 4.
Sermaõ do Mandato na Misericordia da Cidade de Coimbra Coimbra pela Viuva de Manoel Carvalho. 1673. 4. & ibi por Rodrigo de Carvalho Coutinho Impressor da Universidade 1674. 4.
Sermaõ das Soledades da Mãy de Deos na Misericordia de Coimbra. Coimbra por Manoel Carvalho. 1674. 4.
Sermaõ de Nossa Senhora da Purificaçaõ com o titulo da Luz na Universidade, e Capella Real de Coimbra. Coimbra pela Viuva de Manoel de Carvalho. 1675. 4.
Sermaõ do Mandato pregado na Misericordia de Lisboa Coimbra por Iozeph Ferreira 1677. 4. e na Laurea Portug. desde pag. 54. até 76. Lisboa por Miguel Deslandes 1687. 4.
Sermaõ da Canonizaçaõ do glorioso Patriarcha S. Joaõ de Deos em o quinto dia do Outavario solemnissimo, que celebrou sua Religiaõ em 21. de Junho de 1691. Lisboa por Miguel Deslandes 1691. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]