GOMES EANES DE ZURARA Cavalleiro professo da Ordem militar de Christo natural da Villa do seu apellido situada em a Diocese do Porto como escreve Joaõ Soares de Brito Theatr. Lusit. Liter. lit. G. n. 52. Desde os primeiros annos se aplicou ao estudo da Historia profana em que sahio taõ eminentemente versado, que vagando o lugar de Chronista mór do Reyno pela morte de Fernaõ Lopes o nomeou Affonso V. neste lugar, que desempenhou como da sua vasta erudiçaõ se esperava. Para escrever fundado sobre os documentos mais solidos o elegeo o mesmo Rey de quem era Criado, Guarda mór da Torre do Tombo cuja incumbencia exercitava no anno de 1472. como consta de huma Carta de Foral passada por ordem de Affonso V. aos moradores da Villa de Cascaes. Este Monarcha, que pelas heroicas proezas com que assombrou a Africa alcançou a denominaçaõ de Africano o mandou a Alcacer seguer para se informar individualmente das açoens militares, que tinhaõ obrado os Portuguezes das quais havia compor a Historia escrevendo-lhe aquelle Principe huma carta da sua propria maõ em que lhe louvava o trabalho, que nesta empreza aplicara e isto naõ com palavras taxadas (como elegantemente escreve Joaõ de Barros Decad. 1. da Ind. liv. 2. cap. 2.) e avaras segundo o uzo dos Principes, mas em modo eloquente, e de prodigo orador como quem se prezava disso. A primogenita das suas obras foy a seguinte.
Chronica da Tomada de Ceuta a qual he a Terceira Parte de Chronica delRey D. Joaõ o I. cujas partes antecedentes foraõ compostas pelo Chronista mór Fernaõ Lopes. Sahio impressa Lisboa por Antonio Alvres. 1644. fol. Esta Chronica principiou a escrevella, como afirma no cap. 1. trinta e quatro annos depois da Conquista daquella Praça e lhe puzera a ultima maõ na Cidade de Sylves a 25 de Março de 1450. sendo mandada compor por ordem de Affonso V. como a seguinte.
Chronica de D. Duarte de Menezes Conde de Viana, e primeiro Capitaõ de Ceuta. fol. M. S. Nella (como diz Barros Decad. 1. da Ind. liv. 2. cap. 2.) relata os feitos daquella guerra muy particularmente, e por estilo claro, e tal que bem mereceo o nome do Officio, que teve. Semelhante Elogio lhe fizeraõ Duarte Nunes de Leaõ Chron. de D. Joaõ o I. cap. 97. D. Agostinho Manoel de Vasconcellos Vid. de D. Duart. de Menez. liv. 1. e Goes Chronic. do Princip. D. Joaõ cap. 17.
Chronica delRey D. Duarte. Posto que a principal parte della seja de Fernaõ Lopes, as practicas da Jornada de Tangere, e a relaçaõ do Enterro de D. Ioaõ o I. como tambem os descubrimentos do Infante D. Henrique até a sua morte saõ de Gomes Eanes de Zurara como afirma Damiaõ de Goes Chron. delRey D. Manoel Part. 4. cap. 3 8. Esta Chronica reduzio a milhor estilo Ruy de Pina.
Chronica delRey D. Affonso V. até a morte do Infante D. Pedro. fol. M. S.
Compilaçaõ de varias Escrituras, Ordenaçoens, Cartas, casamentos, contratos, armadas, festas, obras, doaçoens, merces, assim por registro da Chancellaria, e Fazenda, como por contas de todo o Reyno. Esta obra taõ util, como laboriosa, que comprehende os Reynados de D. Pedro I. e seu filho D. Ioaõ o I. de gloriosa memoria extrahio da Torre do Tombo, e a reduzio a diversos volumes, que serviraõ de illustraçaõ a muitas noticias deste Reyno.
Milagres do Santo Condestabre D. Nuno Alvres Pereira. M. S. Esta obra allega Jorge Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3. p. 217. no Comment. de 12. de Mayo letr. D.
Falleceo no Reynado de Affonso V. depois do anno de 1472. e verdadeiramente (saõ palavras do insigne Ioaõ de Barros Decad. 1. da Ind. liv. 2. cap. 2. ) eu naõ sey quando elle viveo, nem o tempo que teve estes Officios (de Chronista mór, e Guarda mór da Torre do Tombo) mas sey segundo o que leixou feito por sua maõ, que naõ foy servo sem proveito, mas digno dos cargos, que teve assi pelo estilo, como diligencia das cousas, que tractou. Celebraõ o seu nome Nicol. Ant. Bib. Hisp. Vet. lib. 10. cap. 12. §. 695 . e seguintes Fr. Luiz de Souza Hist. de S. Domingos da Prov. de Portug. Part. 1. liv. 3. cap. 16. Macedo Flor. de Esp. cap. 8. Excell. 9. Brandaõ Mon. Lust. Part. 5. liv. 17. cap. 3. Faria Epit. das Hist. Portug. Part. 4. cap. 18. Toscano Paral. de Var.Illustr. cap. 28. e 44. Franckenau Bib. Hisp. Geneal. Herald. p. 164.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]