ANTONIO JOSÉ DOS REIS LOBATO, Cavalleiro da Ordem de Christo, Bacharel (provavelmente na faculdade de Leis) pela Univ. de Coimbra, etc. -Ainda ignoro a sua naturalidade e nascimento, bem como a data precisa do seu obito. Poude apenas colligir que falecera nos primeiros annos do corrente seculo, havendo quasi a certeza de que era já morto em 1804.-E.

914) Arte da Grammatica da Lingua Portugueza composta e offerecida ao Ill.mo e Ex.mo sr. Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquez de Pombal etc. Lisboa na Reg. Off. Typ. 1771. 8.º de XXXIV‑229 pag.

Jeronymo Soares Barbosa na introducção da sua obra As duas Linguas, ou Grammatica philosophica da Lingua portugueza comparada com a latina, diz que a primeira edição da Grammatica de Lobato é de 1770, e que fora mandada adoptar nas escholas, encarregando o ensino d’ella aos professores, que já ensinavam a grammatica latina: isto por virtude de um alvará datado de 30 de Septembro de 1770, passado sobre consulta da Real Meza Censoria. Porém na introducção da Grammatica philosophica da Lingua Portugueza indica como data do primeiro apparecimento da de Lobato o anno de 1761. Estou persuadido de que ha engano em qualquer das duas asserções. Seja o que for, não conheço edição mais antiga da referida Grammatica que a de 1771; essa reputo como a primeira, o d’ella conservo um nitido exemplar.[1] De então para cá ha sido reimpressa repetidas vezes; e attenta a vulgaridade da obra pareceu‑me que podia sem inconveniente omittir aqui a ennumeração d’essas reimpressões, que são asses conhecidas e andam nas mãos de todos.

915) Elogio ao Ill.mo e Ex.mo sr. Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquez de Pombal, etc. no dia dos seus felices annos. Lisboa, na Regia Off. Typ. 1773. 4.º de 16 pag.-Este pequeno opusculo, de que tenho tambem um exemplar, parece ter escapado ás indagações do sr. Figaniere, pois d’elle não fez menção na sua Bibliogr. Hist.

 

[1] Ha com effeito a edição de cuja existencia duvidava: Lisboa, na Reg. Off. Typ. 1770. 8.ºde XLVIII-253 pag., da qual me fez ver um exemplar o Sr. Barbosa Marreca. É inteiramente conforme á de 1771.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]