ANTONIO JOSÉ D’AVILA, do Conselho de Sua Magestade, Commendador das Ordens de Christo, e da Rosa do Brasil; Grão‑Cruz das de Leopoldo da Belgica, e S. Mauricio da Sardenha; Cav. da Legião de Honra de França; Bacharel em Philosophia, Conselheiro, e Ministro de Estado honorario; actualmente Ministro dos Negocios da Fazenda; Deputado ás Cortes em quasi todas as Legislaturas desde 1834 em diante: Socio e Vice‑Presidente da Acad. R. das Sc. de Lisboa, e membro de outras corporações scientificas e litterarias estrangeiras etc. – N. na cidade da Horta, capital da ilha do Fayal, a 8 de Março de 1807. – E.

842) Relatorio sobre o Cadastro. Lisboa, na Imp. Nacional 1848. 4.º – Segunda edição correcta e augmentada. Ibi, na mesma Imp. 1848. 4.º de 117 pag. – O relatorio propriamente dito finda a pag. 29; d’ahi até o fim do volume seguem‑se notas illustrativas, concernentes ao desenvolvimento de varios pontos, indicados no relatorio.

843) Relatorio sobre os trabalhos do Congresso d’Estatistica reunido em Bruxellas em 1853. Lisboa, na Imp. Nacional 1854. 8.º gr. – Este relatorio enviado ao Ministerio das Obras Publicas, e datado de Paris a 22 de Outubro de 1853, foi tambem publicado no Diario do Governo n.º 304 de 26 de Dezembro do mesmo anno, precedido da carta Regia de 26 de Novembro em que Sua Magestade se dignou louvar o auctor pelo modo como desempenhara aquella commissão do serviço publico.

844) Relatorio ácerca da administração e monopolio do Tabaco por conta do Governo, apresentado ao Ministro da Fazenda em 11 de Fevereiro de 1857. – Inserto no Diario do Governo n.º 69 de 23 de Março do dito anno.

845) Relatorio do Commissario Regio junto á Commissão imperial da Exposição universal de Paris. Lisboa, na Imp. Nacional 1857. 8.º gr. 2 tomos com 376 e 315 pag. – O relatorio acaba a pag. 66 do tomo I; o resto do volume e todo o seguinte comprehendem documentos comprobativos de todo o serviço administrativo a cargo do Commissario Regio.

846) Discursos dos srs. Deputados Antonio José d’Avila, José Maria Grande e Antonio de Azevedo Mello e Carvalho na discussão do projecto de lei n.º 174, sobre as propostas do Governo para a substituição da repartição ás decimas do lançamento, conversão da divida interna etc. Proferidos na Camara dos Deputados nas sessões de 1, 3 e 5 de Abril de 1845. Lisboa, na Imp. Nacional 1845. 8.º gr. de 220 pag.

Além d’este discurso impresso em volume separado, existem muitos outros que pronunciou em ambas as camaras, já como Deputado, já como Ministro nas diversas epochas em que ha sido chamado á gerencia dos negocios da Fazenda; podem ver‑se nos respectivos Diarios.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]