Fr. GERARDO DAS CHAGAS natural da Villa de Touro em a Provincia da Beira, e naõ em Villa cova como escreve Iorge Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3. pag. 696. Recebeo a cogulla Cisterciense em o Convento de Santa Maria de Salcedas, e nesta illustre palestra fez iguaes progressos nas virtudes, que nas sciencias. Foy severo observante do seu sagrado instituto, e taõ inimigõ da vaõ gloria, que sendo laureado com as insignias doutoraes em a sagrada Theologia pela Universidade de Coimbra nunca quiz intitularse Doutor. Com igual affabilidade, que prudencia administrou as Abbadias dos Conventos de Bouro, e Salcedas, a Reytoria do Collegio de Coimbra, e o Generalato de toda a Congregaçaõ no anno de 1591. Mereceo as estimaçoens das primeiras pessoas do Reyno pela profundidade da sciencia, e innocencia da vida chegando a formar delle tal conceito o insigne Mestre Fr. Martinho de Ledesma grande esplendor da Religiaõ Dominicana, e Cathedratico de Prima em a Universidade Conimbricense, que a hum Religioso Cisterciense lhe fez o seguinte elogio. Scitis quod habetis inter vos virum Sanctum, & doctum, sed nimis scrupulosum. Zelou como verdadeiro filho os privilegios da sua Sagrada Congregaçaõ compondo douta, e diffusamente.
Defensam do direito, e justiça que tem a Ordem de Saõ Bernardo do Reyno de Portugal no padroado dos Mosteiros da mesma Ordem aprezentada à Magestade delRey Catholico D. Filippe II. fol. 1594. Naõ tem lugar nem nome do Impressor.
Ao tempo, que era Abbade do Convento de Salcedas deixou a vida caduca pela eterna em o anno de 1610. Iaz sepultado em o Capitulo com este epitafio.
Hic jacet Reverendissmus Parens noster Fr. Gerardus à Plagis, qui virtutum, & Sapientiae dotibus praeclarus, dum vixit, floruit.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]