ANTONIO JOAQUIM DE FIGUEIREDO E SILVA, Bacharel formado em Philosophia pela Univ. de Coimbra, e Doutor em Medicina pela Faculdade de Montpellier, Professor do Instituto Agricola, Socio e Secretario perpetuo da primeira Classe da Acad. R. das Sc. de Lisboa, etc., etc. – N. em Coimbra a 10 de Agosto de 1807. Achando‑se em Wisbaden na Alemanha, proximo a concluir uma commissão scientifica de que fora encarregado, accomettido de um ataque de alienação mental, suicidou‑se, affogando‑se a 14 de Agosto de 1857. – V. a sua Biographia pelo sr. Rodrigues de Gusmão, na Gazeta Medica de Lisboa, tomo VI, 1858, pag. 163 e seguintes. – E.

797) Curso Elementar de Agricultura e d’Economia rural de Mr. Raspail, traduzido em portuguez e annotado, dividido em cinco tractados. Tractado I. Lavoura. Lisboa, na Typ. Franceza‑Portugueza 1840. 12.º gr. de VIII‑187 pag. – Tractado II. Hortas. Lisboa, na Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos uteis 1840. 12.º gr. de III‑144 pag. – Tractado III. Arvores, e Arbustos. Lisboa, na Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos uteis 1841. 12.º de IV‑166 pag. – Tractado IV. Jardins. Lisboa, na Imp. Nacional 1842. 12.º gr. de VIII‑148 pag. – Tractado V. Economia rural. Lisboa, na Imp. Nacional 1842. 12.º gr. de IV‑204 pag. – Ácerca d’esta traducção se levantou uma polemica acalorada entre o traductor e o sr. A. F. de Castilho, a cujo respeito se póde ver a Revista Universal, tomo II, pag. 409.

798) Bibliotheca Agronomica. Tomo I. Lisboa, na Imp. Nacional 1850. 8.o gr.

799) Curso de Economia Agricola, 2.ª Serie da Bibliotheca Agronomica. Ibi, na mesma Imp. 1850. 8.º gr. de 230 pag.

800) Estudos sobre o Linho da Nova Zelandia. Ibi, na Typ. da Acad. R. das Sc. 1855. 4.º gr. de 38 pag. – E no tomo I parte II das Memorias da Acad. (Nova Serie, Classe 1.ª).

801) Relatorio dos trabalhos da Classe de Sciencias Mathematicas, Physicas e Naturaes da Acad. R. das Sc. de Lisboa desde a sua installação no 1.º de Março de 1852 até 16 de Junho de 1854. Lisboa, na Typ. da mesma Acad. 1854. 4.o gr. – E no tomo I parte I das Memorias da Acad. (Nova Serie, Classe 1.ª).

Afora estes escriptos, e varios artigos insertos em diversos jornaes scientificos de que foi por vezes collaborador, redigiu conjunctamente com os doutores Pulido e Simas:

802) Revista Medica de Lisboa, Jornal de Medicina e Sciencias accessorias. Lisboa, na Imp. Nacional 1844 a 1846. 8.º gr. – Sahiram ao todo 29 quadernos mensaes, sendo o ultimo o de Maio de 1846.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]