ANTONIO HOMEM PERES FERREIRA. – Sob o nome de «ANTONIO HOMEM» descreve o pseudo Catalogo da Academia a pag. 14 a obra seguinte:

765) (C) Resposta de um Gentil‑homem hespanhol retirado da côrte, a um Ministro do Conselho d’Estado de Madrid, traduzida do francez. Amsterdam 1697. 8.º.

Não poude ainda alcançar esta obra, que é rara; mas sei que as indicações apontadas são exactas, porque assim m’o asseverou o sr. F. X. Bertrand, que ha pouco mais de um anno teve na sua loja um exemplar.

Quanto porém ao nome do auctor, não passa de mero pseudonymo com que se acobertou José Freire Montarroio Mascarenhas, que traduziu e deu á luz a referida obra. E tanto assim é, que o mencionado Catalogo a pag. 87, tractando dos escriptos de Montarroio, inclue novamente a predita obra sob o seu nome, dizendo que elle a publicara com aquelle supposto, ou affectado. É porém de notar que ahi se erra a data da impressão, pondo‑se esta em 1693, e o formato do livro, dizendo‑se ser em 12.º, erros que já vieram de Barbosa, cujo logar o Catalogo aqui copiou. Concluo que o compilador do Catalogo ao transcrever o artigo relativo a Montarroio não teve o livro presente, fiou‑se no que via em Barbosa; e quando effectivamente alcançou ver algum exemplar da obra, desconheceu o nome verdadeiro do seu traductor e publicador.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]