ANTONIO HENRIQUES GOMES. Posto que nascido em Portugal nos fins do seculo XVI, ou nos primeiros annos do immediato, foi educado em Castella, e passou a maior parte de sua vida em França, onde foi bem aceito ao rei Luis XIII, que o nomeou Cavalleiro da Ordem de S. Miguel, e o fez seu Conselheiro e Mordomo ordinario. Apesar de tudo isto, Henriques Gomes era judeu, e se cahisse em vir a Portugal é de suppor que teria o mesmo desastrado fim que aqui encontrou o seu contemporaneo, amigo e correligionario Manuel Fernandes Villa Real.

Entre as numerosas obras que compoz e imprimiu, todas em hespanhol, e cujos titulos podem ler‑se na Bibl. Lusit., ha um pequeno opusculo em verso, que a julgarmos pelas indicações dadas por Barbosa, parece escripto em portuguez. Seu titulo é:

761) Triumpho Lusitano, no qual se contém a feliz acclamação d’Elrei D. João o IV, e a embaixada que Francisco de Mello, Monteiro‑mór do Reino, e o Doutor Antonio Coelho de Carvalho, fizeram por seu mandado á Magestade Christianissima de Luis XIII Rei de França. Paris 1641. 4.º – Sem o nome do auctor.

N’esta incerteza, acabo de examinar por mercê do meu amigo o sr. Moreira um folheto, que elle possue, e do qual nunca vi outro exemplar. Estou persuadido de que este opusculo de 30 pag. em 4.º, sem folha do rosto, e sem designação de logar e anno da impressão, nem do nome do auctor, é o proprio mencionado por Barbosa; mas se o é, vê‑se que houve equivocação em julgal‑o portuguez, pois é todo escripto em versos castelhanos, e o seu titulo posto no alto da pagina primeira diz assim: Triumpho Lusitano, recibimiento que mando hazer Su Magestad el Christianissimo Rey de Francia Luis XIII a los Embaxadores extraordinarios que S. M. el Serenissimo Rey Don Juan el IV de Portugal le embió, ano de 1641.

Das outras obras alludidas, gosam ainda de alguma estimação as seguintes:

762) Academias morales de las Musas. Bourdeaux, por Pedro de la Court 1642. 4.º – Madrid, por Joseph Fernandes de Buendia 1660. 4.º – Ibi, pelo mesmo 1668. 4.o de XII‑460 pag. D’esta, que se declara ser quarta edição, possuo um exemplar. No Catalogo de livros hespanhoes que se vendem na loja da Viuva Bertrand e Filhos 1852, anda esta obra cotada em 1:200 réis.

É toda escripta em versos de differentes generos e medidas, contendo romances, elegias, eclogas, sonetos, canções, cartas etc. – Divide‑se em quatro Academias, e no fim de cada uma d’estas vem uma Comedia.

763) Sanson Nazareno. Poema Heroico. Ruan, por Lourenço Maurry 1656. 4.º gr. de XII‑338 pag. Em quatorze cantos de outava rima, com outras tantas estampas gravadas a buril. Acha‑se tambem no referido catalogo cotado em 600 réis; e tanto me custou o exemplar que d’elle tenho.

D. Francisco Manuel de Mello censura asperamente o gosto e estylo d’este auctor; como se vê nos Apologos Dialogaes pag. 419 e 443.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]