GASPAR GIL SEVERIM natural da Cidade de Evora onde foraõ seus Progenitores Antonio Gil Severim Cavalleiro da Ordem de Christo, Executor mór do Reyno, e Thesoureiro da Arca, cujo Officio se extinguio, e Catherina Lopes de Siqueira. Aprendeo as primeiras letras com admiravel comprehensaõ, e naõ menos as Artes liberaes, sendo insigne Arithmetico, e elegante Poeta. Acompanhou ao Senhor D. Duarte quando foy a primeira vez a Africa ElRey D. Sebastiaõ, e o servio com summa fidelidade, e vigilancia todo o tempo que assistio na Praça de Tangere. Querendo passar com o mesmo Monarcha no anno de 1578. aos Campos Africanos o deixou em Lisboa com o posto de Capitaõ, que exercitou até o tempo em que foy aclamado por sucessor desta Coroa o Cardial Infante D. Henrique. Quando Felippe Prudente entrou neste Reyno certificado do seu talento lhe deu o Officio de Executor mór. Naõ foraõ pequenas as demonstraçoens do seu natural valor na ocasiaõ em que o Senhor D. Antonio Prior do Crato aportou em Lisboa com huma Armada Ingleza no anno de 1589. Foy muito pio, e devoto contrahindo grande familiaridade com os Varoens mais virtuozos, que venerou aquella idade, como eraõ o Padre Fr. Ambrosio Mariano primeiro Fundador dos Carmelitas Descalsos neste Reyno, e ao Ven. Bernardino de Obregon author da Congregaçaõ dos Sacerdotes assistentes aos infermos o qual veyo a esta Corte no anno de 1592. E assistio muitos annos com seus Companheiros no Hospital de todos os Santos. A sua mais ardente piedade era para com Maria Santissima em cujo obsequio levantou huma sumptuoza Ermida na sua Quinta de subserra junto da Villa da Castanheira do Patriarchado de Lisboa a qual dotou de Missa perpetua para todos os Domingos, e dias Santos. Falleceo em Lisboa a 16. de Dezembro de 1598. e jaz sepultado no Capitulo do Convento de S. Francisco da Cidade. Foy cazado duas vezes a primeira com D. Antonia de Faria, e Vasconcellos filha de Antonio Dias de Vasconcellos, e D. Anna de Faria; a segunda com D. Iuliana de Faria sua segunda Prima filha de Duarte Frade de Faria, e Maria Severim prima com Irmãa de seu Pay, filha de Affonso Severim de quem entre outros filhos teve ao grande antiquario Manoel Severim de Faria, que à memoria de seu Pay dedicou a seguinte inscripção sepulchral.

Gaspari Aegidio Severino Exactori Maximo in quo merito dubites utrum pietas, liberalitas, veritas, urbanitas, & litterarum amor plùs excelluerit, cujus si negotia regni curata intueris, nil eum umquam legere, aut scribere potuisse dicas. Si quae multa inscribere inspicias multorum hominum otia quietiora continuisse judices. Emmanuel Severinus de Faria filius. Suavissimo Patri, & incomparabili D. C. O. Eborae in Lus. Kal. August. ann. à part. Virg. M. DC.XLVI. Compoz

Tratado de Consideraçoens devotas sobre as obras divinas ordenadas em beneficio dos homens. M. S.

Memorias de todos os sucessos do Reyno, e fora delle que em seu tempo sucederaõ. M. S.

Colleçaõ de Sentenças moraes por lugares communs onde estaõ muitos conceitos, que podem servir para ornato de varios discursos. M. S.

Meditaçaõ sobre o Credo. M. S.

Instruçaõ a seu filho quando embarcava. M. S. Na Livraria do Excellentissimo Conde do Vimieiro.

Poesias varias, e Comedias em Prosa, das quais huma se intitulava Discurso Natural.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]