P. GASPAR COELHO natural da Cidade do Porto donde sendo mancebo passou ao Estado da India para augmentar o cabedal, que herdara de seus Pays, porem illustrado da Divina Graça o renunciou pela pobreza Evangelica, recebendo a roupeta da Companhia de Iesus na Caza de Goa em o anno de 1556. quando tinha 25. annos de idade. Todo o seu disvelo empregou em beneficio daquellas ovelhas, que vagavaõ fugitivas do rebanho de Christo sendo o mayor theatro das suas apostolicas operaçoens o Reyno de Omura onde bautizou dez mil Gentios, abrazou innumeraveis idolos, arrazou sumptuozos Pagodes, e atrahio ao conhecimento do Deos verdadeiro sessenta Bonzos, que suspensos, e atonitos da eficacia das suas vozes confessaraõ ser celestial a sua doutrina. Eleito vice Provincial do Iapaõ continuou com igual zelo a conversaõ da Gentilidade, e ainda que se levantou huma furiosa perseguiçaõ movida pela impiedade do Emperador Quabocondono contra o Evangelico Operario, e os filhos que gerara em Christco, naõ foy poderosa para entibiar o sagrado fogo, que lhe abrazava o coraçaõ socorrendo-os pelo espaço de tres annos em todos os trabalhos, e afliçoens para que se conservassem firmes, e constantes na Fé prometida no Bautismo até, que consumido de huma febre lenta partio da Residencia de Canzuca em o Reyno de Arima a receber a Coroa dos seus Apostolicos ministerios em 25. de Mayo de 1590. quando contava 60. annos de idade, e 36. de Companhia. Foy muito sentida sua morte (assim o relata o P. Luiz Froes Annua do Japaõ de 12. de Outubro de 1590. ao Padre Geral) dos Christaõs rapando-se muitos delles em sinal de tristeza como costumaõ cà fazer por seus Senhores, e Pays. Foy enterrado em Arima com grande concurso de gente, e a mayor pompa, e apparato, que se tem visto em Japaõ, assim pelos muitos Padres, e Irmãos, que em suas exequias se ajuntaraõ, como por ElRey de Arima querer de proposito honrar, e celebrar com grande solemnidade este enterramento. Fazem delle memoria Bib. Societ. pag. 275. col. 1. vir de Japonica Ecclesia benemeritus. Cardos. Agiol. Lusit. Tom. 3 . pag. 401. Infatigavel obreiro das Christandades Orientaes. Gennari Xau. Orient. Tom. 1. part. 2. liv. 8. Nieremberg. Var. illust. de la Comp. Tom. 4. pag. 462. Nadasi Ann. dier. Mem. .S. J. Part. 1. pag. 284. Histor. Societ. Part. 4. lib. 3. n. 247. e Part. 5. lib. 10. n. 187. 188. Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. G. n. 18. Gusman Hist. de las Mission. de la Comp. de Ies. liv. 10. cap. 18. Souza Orient. Conquist. Part. 2. Conq. 4. Div. 1. §. 79. e Divis. 2. §. 2. Padre Charlevoix Hist. du Iapon. Tom. 1. liv. 4. §. 10. Escreveo.
Carta escrita de Socotorá para o seu Provincial em 30. de Agosto de 1562. M. S. conserva-se no Cartorio da Caza professa de Lisboa.
Carta escrita de Vomura a 5. de Outubro de 1575. sahio no Tom. 1. das Cart. escrit. do Iap. e Chin. Evora por Manoel de Lyra. 1598. fol. está a folh. 352. Vers. começa. Porque o Padre Francisco Cabral &c.
Carta escrita de Nangazaqui em 15. de Fevereiro de 1582. ao Padre Geral. Sahio no Tom. 2. das Cartas assima allegadas desde fol. 17. até 47. Começa. Posto que todos dezejavamos &c. Sahio traduzida em Latim 1586. como diz o moderno addicionador da Bib. Orient. de Antonio de Leaõ. Tom. 1. Tit. 8. col. 181.
Cartas escritas de Nangazaqui a 11. de Setembro de 1584. e de 24. De Ianeiro de 1585. do Reyno de Tingem ao Governador das Filippinas, S. Tiago de Vera, e ao Bispo D. Fr. Domingos de Salazar em que lhes pede religiosos Agostinhos, e Franciscanos, como consta da Histor. do Rosario composta por Fr. Diogo Aduarte Dominico liv. 1. cap. 49. fol. 212. Destas Cartas faz mençaõ o allegado addicionador da Bib. Occid. de Antonio de Leaõ Tom. 2. Tit. 7. pag. 916. col. 1.
Annual do Iapaõ do anno de 1588. para o Reverendo Padre Geral da Companhia de Iesus escrita de Canzuca 4. de Fevereiro de 1589. He muito extensa. Sahio impressa nas Cartas escritas do Iap. e Chin. Evora por Manoel de Lyra. 1598. fol. no Tom. 2. desde folhas 234. até 262. Nella se relata o progresso de todas as Christandades do Japaõ. Começa. Das Cartas annuas passadas de 1587. sahio vertida em Italiano. Roma por Francesco Zaneti 1589. 8. e em Alemaõ no mesmo anno como escreve o addicionador da Bib. Orient. de Antonio de Leaõ Tom. 1. Tit. 8. col. 181.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]