D. FR. ANTONIO DE GUADALUPE, natural da villa de Amarante, Bacharel formado em Canones, e Juiz de Fóra de Trancoso. Trocando a ordem da magistratura pelo habito de religioso, professou a regra de S. Francisco na provincia de Portugal a 24 de Março de 1702. Foi nomeado Bispo do Rio de Janeiro, e sagrado a 13 de Maio de 1725. No fim de 16 annos de exercicio foi transferido d’aquelle bispado para o de Vizeu. Não chegou a tomar posse por falecer entretanto em Lisboa a 30 d’Agosto de 1741 com quasi 68 annos d’edade. – E. e publicaram‑se posthumos por diligencia de Fr. Manuel de S. Damaso, padre da mesma ordem:
760) Sermões Varios, tomo I. Lisboa, pelos herdeiros de Antonio Pedroso Galrão 1749. 4.o – Tomo II, ibi, por Miguel Manescal da Costa 1749. 4.o – Tomo III, ibi, pelo mesmo 1753. 4.o O tomo IV não sei se chegou a imprimir‑se.
Estes sermões considerados com respeito ao estylo e linguagem são por certo menos maus que a maior parte dos seus contemporaneos, e podem ter logar em qualquer bibliotheca como specimen do gosto d’aquelle tempo.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]