D. FR. ANTONIO DE GOUVÊA, Augustiniano, Bispo titular de Cirene em Africa, Embaixador e Legado pontificio na Persia, aonde foi duas vezes, nos annos de 1602 e 1620. – N. na cidade de Beja, e m. em Hespanha na villa de Mançanares de Membrilla a 18 de Agosto de 1628, tendo aproximadamente 60 annos d’edade segundo o meu calculo. – Para a sua biographia consulte‑se a Bibl. Lusit. tomo I, e os auctores ahi enumerados. – E.

750) (C) Jornada do Arcebispo de Goa D. Fr. Aleixo de Menezes, Primaz da India oriental, religioso da Ordem de S. Agostinho, quando foi ás terras do Malabar, logares em que moram os amigos christãos de S. Thomé, e os tirou de muitos erros e heresias em que estavam, etc. Recopilada de diversos tractados de pessoas de auctoridade, que a tudo foram presentes: com a noticia de muitas cousas notaveis da India. Coimbra, por Diogo Gomes Loureiro 1606 fol. de VI‑152 folhas, numeradas pela frente. A esta obra andam reunidos em um só volume o Synodo Diocesano da Igreja d’Angamale, e a Missa de que usam os antigos christãos de S. Thomé (V. D. Fr. Aleixo de Menezes), tudo impresso pelo mesmo impressor e no proprio anno.

É obra mui bem escripta, de grande merito, e ainda mais estimada que rara, pois d’ella existem exemplares nas principaes livrarias publicas de Portugal, e muitos bibliophilos a possuem. Os estrangeiros a têem em grande conta, e no Manual de Brunet vem com a nota de volume raro e procurado, mencionando‑se um exemplar vendido por 20 francos, e outro por 44 fr. 50 cent. – No Catalogo de Salvà anda cotada em 3 lb. 3 sh., e não é este por certo dos mais exaggerados entre os preços que lá se encontram. Em Lisboa tem soffrido alguma variedade. Sendo antigamente o seu preço usual quando completa, de 6:400 réis, em tempos recentes ha sido vendida por menos, e de alguns exemplares sei, comprados de 2:400 até 3:600, em attenção ao seu estado de conservação etc. Um, que possuo, e que valeria esta ultima, ou ainda maior quantia depois de restaurado como hoje está, foi adquirido em 1856 apenas por 1:800 réis.

751) Relação breve de algumas cousas mais notaveis, que os Religiosos de Sancto Agostinho fizeram na Persia em serviço da Sancta Igreja Romana e de Sua Magestade, até o anno passado de 1607, que mandou fazer o Padre Provincial de Sancto Agostinho. Lisboa, por Vicente Alvares 1609. 8.o de 31 folhas numeradas só na frente. Sem o nome do auctor. Rara e estimada. Porque se omittiria a indicação d’esta obra no denominado Catalogo da Academia?

752) Relação da Persia e do Oriente. Lisboa, 1609. 4.o – Cito aqui esta obra conforme a vejo mencionada na Bibl. Asiatique de Mr. Ternaux Compans sob n.º 1003. Não creio todavia que este intelligente bibliographo, quasi sempre exacto e consciencioso nas suas descripções, tivesse presente algum exemplar d’ella: e persuado‑me a que a transcreveu fundado sómente no que leu em Barbosa, tomo I pag. 295. Porém n’este supposto cumpre observar que Barbosa diz Relações, e não Relação, indicando assim mais de uma: e que alli mesmo declara que essas Relações sahiram anonymas, referindo‑se a Jorge Cardoso no Agiologio Lusit. tomo III pag. 87. É mais um ponto duvidoso na bibliographia portugueza, cuja solução me parece muito difficil.

753) (C) Relação em que se tractam as guerras e grandes victorias que alcançou o grande Rei da Persia Xá Abbas do Grão Turco Mahomet e seu filho Achmet, as quaes resultaram das embaixadas, que por mandado da Catholica e Real Magestade d’Elrei D. Filippe II de Portugal fizeram alguns Religiosos da Ordem dos Eremitas de Sancto Agostinho á Persia. Lisboa, por Pedro Craesbeeck 1611. 4.o – Raro e curioso livro, de que vi ha annos um exemplar á venda, que por incuria deixei escapar.

754) (C) Sermão nas exequias de André Furtado de Mendonça, Governador que foi da India. Lisboa, por Vicente Alvares 1611. 4.o de 14 folhas sem numeração. Tem no rosto uma pequena e grosseira gravura, que representa Sancto Agostinho entregando a Regra aos seus frades. Outra edição ha, feita mui posteriormente, e que supposto apresente as mesmas indicações de anno e officina, não passa de ser uma contrafação. Distingue‑se da verdadeira pelo papel, que é de diversa e melhor qualidade, pelo typo mais graudo e perfeito, pela falta da gravura no rosto, e finalmente por ter as paginas numeradas de 1 a 52. Tanto de uma como de outra conservo exemplares. A verdadeira edição é muito rara, e a contrafação pouco menos.

A Jornada do Arcebispo foi trasladada em castelhano e francez, e sahiu impressa em differentes partes, como consta de Barbosa, e se pode ver na já citada Bibl. Asiatique de Ternaux Compans, n.os 1019 e 1020, etc.

D. Fr. Antonio de Gouvêa compoz mais, além das citadas obras as seguintes, que supposto escriptas em hespanhol são comtudo de assumpto portuguez, e merecem estimação; pelo que entendi dever dar‑lhes aqui logar:

755) Glorioso triumpho de tres Martyres españoles, dos portugueses y frailes de la orden de S. Augustin, y uno castellano, hijo de Madrid. Madrid. por Juan Gonzales 1623. 8.o de VIII‑88 folhas numeradas pela frente.

756) Historia de la esclarecida vida y milagros del bienaventurado S. Juan de Dios etc. – Madrid, por Thomas Junti 1624. 4.o – E augmentado por Fr. Antonio de Moura, ibi, por Francisco de Ocampo 1632. 4.º de XII‑168 folhas. – Ha varias outras edições, entre as quaes me parece digna d’especial menção a quinta, de que tenho um exemplar, cujo titulo é: Historia de la vida y muerte del glorioso Patriarcha S. Juan de Dios, fundador de la Religion de la Hospitalidad de los pobres enfermos. Anadida en esta quinta impression por un religioso de la misma orden. Madrid, por Melchor Alegre 1669. 4.o de XXIV‑512 pag., sem contar a Tabla de los capitulos. – É muito bem impressa, e adornada com trinta e quatro estampas gravadas a buril, contendo os passos e acções mais notaveis da vida do sancto. – Na opinião de alguns criticos é esta historia elegantemente escripta.

S. João de Deus foi, como se sabe, portuguez e natural da villa de Montemor o novo, onde nasceu a 8 de Março de 1495. Passou porém na Hespanha a maior parte da vida, e faleceu em Granada em 1550 no proprio dia em que completava 55 annos d’edade.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]