ANTONIO GONÇALVES DIAS, natural da provincia do Maranhão no imperio do Brasil. N. em 1824. Bacharel formado em Direito pela Univ. de Coimbra, Cav. da Ord. da Rosa, e Professor de Historia e Latinidade no Imperial Collegio de Pedro II do Rio de Janeiro. Viaja ha annos na Europa encarregado pelo governo imperial de commissões scientificas e litterarias, que continua a desempenhar como se esperava da sua intelligencia e saber. Acha‑se ao presente na Alemanha.-E.
741) Primeiros cantos. Rio de Janeiro, em casa de E. e H. Laemmert 1846. 8.o gr. de 259 pag.
742) Segundos cantos, e sextilhas de Fr. Antão. Ibi, na Typ. de José Ferreira Monteiro 1848. 8.o gr. de 295 pag.
743) Ultimos cantos. Ibi, 185… (Ainda não me foi possivel deparar com este terceiro volume, possuindo alias os outros dous.)
Muitas das poesias comprehendidas nos Primeiros e Segundos cantos foram (como diz o proprio auctor) pensadas e escriptas em Portugal, e algumas são de assumpto portuguez. Parte d’ellas tinham sido já impressas. no Trovador de Coimbra, e em outros jornaes litterarios no tempo em que o illustre poeta frequentava a Universidade. Ultimamente durante a sua residencia na Alemanha, acaba de refundir e publicar em um só volume as suas composições poeticas com o seguinte titulo:
744) Cantos. Collecção de Poesias de Antonio Gonçalves Dias. Segunda edição. Leipzig: F. A. Brockhaus. 16.º de XXVIII‑654 pag. – É nitidissima esta edição, e n’ella vem transcripto o Juizo critico do sr. Herculano ácerca do merito do auctor e de suas obras, o qual pode ler‑se egualmente na Revista Universal Lisbonense, vol. VII a pag. 5. – Veja‑se tambem, quanto a esta parte, a Carta, jornal politico publicado em Lisboa, em o n.o de 4 de Janeiro de 1848.
745) Diccionario da lingua Tupy, chamada lingua geral dos indigenas do Brasil. Lipsia: F. A. Brockhaus, 1858. 8.o de VIII‑191 pag. Acaba de chegar esta obra nitidamente impressa á Livraria central do sr. Melchiades C.a, rua do Ouro n.º 115, e d’ella tive em mão um exemplar.
Na Revista Trimensal, Jornal do Instituto Historico‑Geographico do Brasil, existem archivados muitos e importantes trabalhos do sr. Dias, assim como outros artigos seus em varios jornaes de que ha sido collaborador.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]