Fr. GASPAR DE AMORIM filho de Francisco Velho, e Perpetua de Amorim naceo em Lisboa, e no Convento patrio de Nossa Senhora da Graça recebeo o habito de Erimita Augustiniano que professou a 18. de Dezembro de 1596. Depois de sahir egregiamente instruido nas Faculdades de Filosofia, e Theologia partio para a India no anno de 1610. onde pela madureza do juizo, e observancia do instituto foy Prior do Convento de Goa, Vigario Geral da Congregaçaõ, Deputado da Inquisiçaõ daquelle Estado, de que tomou posse a 10. de Outubro de 1644. Fundador do Seminario de S. Guilherme, e Juiz das Ordens Militares na segunda instancia. Falleceo na Cidade de Goa a 7. de Agosto de 1646. Publicou.
Sermaõ funeral em as exequias do Illustrissimo, e Reverendissimo Senhor D. Fr. Aleixo de Menezes Arcebispo de Goa Primas, e Governador da India depois Arcebispo, e Senhor de Braga Primas da Espanha ViceRey de Portugal &c. mandadas celebrar em Cochim pelo Illustrissimo Senhor D. Diogo Coutinho Capitaõ, e Governador da dita Cidade no anno de 1618. Lisboa por Pedro Craesbeeck. 1620. 4.
Sermaõ em o Auto da Fé que na Cidade de Goa celebrou o muito illustre Senhor Inquisidor Antonio de Faria Machado em 16. de Agosto de 1636. Lisboa por Ant. Alvres. 1637. 4.
Sermaõ em a solemne celebraçaõ dos prodigiozos milagres, que Christo Senhor Nosso obrou em hum Crucifixo, que está sobre o arco do Coro do insigne, e muito observante Convento de Santa Monica de Goa anno 1636. Lisboa por Paulo Craesbeeck. 1647. 4.
Progressos da Congregaçaõ dos Erimitas de Santo Agostinho da India, e das acçoens mais memoraveis dos religiosos della. M. S. fol.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]