Fr. GASPAR DA ASCENSAM alumno da Ordem Dominicana, e insigne Theologo como o intitulaõ Echard Script. Ord. Praed. Tom. 2. pag. 437. col. 2. E Monteiro Claustr. Domin. Tom. 3. pag. 221. Na Armada expedida no anno de 1624. para restaurar a Bahia de todos os Santos partio sendo Confessor de D. Affonso de Noronha Conselheiro de Estado, que com outros Fidalgos foy o glorioso instrumento da recuperaçaõ daquella Capital da America ao dominio Portuguez. Celebrouse com festivas demonstraçoens na Cathedral da Bahia taõ famoso triumfo a 5. de Mayo de 1625. sendo eleito para Orador desta plausivel solemnidade Fr. Gaspar dando (como delle escreve o Padre Bartholomeu Guerreiro

Jornad. dos Vassal. da Cor. de Portug. cap. 38.) a todos singular satisfaçaõ de suas letras, religiaõ, e talento obrigando a reconhecer a grande merce divina, e que podiaõ esperar vitorias de outras emprezas, sojeiçaõ dos inimigos, e gloria das Coroas de Portugal. Para que fosse patente a todo o mundo a eloquencia desta Oraçaõ Evangelica sahio à luz publica com este titulo.

Sermaõ na Sé da Bahia de todos os Santos na Cidade do Salvador na primeira Missa, que se disse quando se deraõ as primeiras graças publicas entrada a Cidade pela vitoria alcançada dos Olandeses a 5. de Mayo de 1625. Lisboa por Giraldo da Vinha. 4. sem anno da impressaõ.

Da obra, e do author se lembraõ Ioan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Liter. lit. G. n. e o moderno addicionador da Bib. Occid. de Ant. de Leaõ Tom. 2. Tit. 24. col. 858.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]