Fr. GASPAR BARRETO filho natural de Jeronimo Barreto Cavalleiro da Ordem militar de S. Joaõ de Malta, e descendente da familia dos Barretos Senhores de Freriz, e Penagate naceo na Cidade do Porto a 3 de Mayo de 1661. Recebeo a cogulla do Principe dos Patriarchas no Convento de S. Martinho de Tibaens Cabeça da monastica Congregaçaõ Benedictina a 3. de Fevereiro de 1678. onde pelo grande progresso que fez nas letras foy laureado Doutor na Universidade de Coimbra, Reytor do Collegio da Estrella, Abbade do Convento de Lisboa no anno de 1707. E do Collegio de Coimbra em 1719. Procurador Geral nesta Corte, e na Cidade de Braga. Pela profunda noticia, e vasta liçaõ que tinha da Historia Sagrada, e profana foy eleyto Chronista da Serenissima Caza de Bragança, e Academico suprenumerario da Academia Real da Historia Portugueza. Cultivou as Musas com felicidade, naõ sendo menos perito no estudo da Genealogia, e plauzivel na conversaçaõ sempre discreta, e jovial. Morreo no Convento de Tibaens a 9 de Fevereiro de 1727. com 66 annos de idade, e 49. de Religiaõ. Delle faz memoria entre os milhores Genealogicos o P. D. Antonio Caetano de Souza Apparat. á Hist. Geneal. da Caz. Real Portug. pag. 156. §. 187. e nas advert. e adiçoens á mesma Historia pag. 8. no fim do Tom. 8. Compoz.
Vida de D. Jayme Duque de Bragança fol. M. S.
Portugal Renacido. Poema de 12 cantos em 4. de que he argumento a Aclamaçaõ do Serenissimo Rey D. Joaõ IV. M. S.
Espenero Portuguez. 3. Tom. fol. M. S. Este titulo allude à obra intitulada Theatrum Nobilitatis Europae composto por Filippe Jacobo Spenero. Consta de 18. Vol. de folha, dos quais sinco perfeitamente acabados conserva D. Joaõ de Menezes Senhor da Caza da Barca com quem o author tinha parentesco.
Genealogia da Familia dos Barretos Senhores de Freiriz, e Penegate com a Genealogia das familias com quem se aparentaraõ até os Chefes delles com as armas de que uzaõ. Conserva-se em poder do P. Fr. Marcelliano da Ascensaõ Monge de S. Bento. fol.
Arvores Genealogicas que chegaõ ao numero de 306. as quais conserva o referido Monge.
Diccionario de Nomes latinos exquisitos que se naõ achaõ na Prosodia do Padre Bento Pereira. fol. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]