ANTONIO GALVÃO, chamado por antonomasia o Apostolo das Molucas, onde foi Capitão e Governador: n. na India Oriental provavelmente nos primeiros annos do seculo XVI, e faleceu pobrissimo no hospital de Lisboa a 11 de Março de 1557. – Deve consultar‑se para a biographia d’este insigne portuguez, o artigo que lhe diz respeito no Catalogo dos Auctores á frente do tomo I (e unico) do Diccionario da Academia das Sciencias, porque ahi se notam e advertem algumas incorrecções e descuidos que escaparam a Diogo Barbosa na sua Bibliotheca. – E.

720) (C) Tractado… dos diversos e desvairados caminhos por onde nos tempos passados a pimenta e especiaria veyo da India ás nossas partes, e assim de todos os descobrimentos antigos e modernos que são feitos em a era de 1550… Lisboa, em casa de João da Barreira 1563. 8.o – Consta de 80 folhas numeradas de uma só parte, além do rosto e prologo. Sahiu por diligencia do testamenteiro do auctor Francisco de Sousa Tavares. O sr. Figaniere aponta a existencia de dous exemplares d’esta rarissima edição, um na Bibl. Nacional de Lisboa, outro na livraria de D. Francisco de Mello Manuel, actualmente incorporada na mesma Bibliotheca.

A obra sahiu reimpressa com o titulo seguinte: – Tractado dos descobrimentos antigos e modernos, feitos até á era de 1550, com os nomes particulares das pessoas que os fizeram, e em que tempo… e dos desvairados caminhos por onde a pimenta e especiaria veio da India ás nossas partes… Lisboa Occidental, na Off. Ferreiriana 1731. fol. de XVI‑100 pag. Adornada com um retrato do auctor grosseiramente gravado em madeira. Esta reimpressão não deixa de ser egualmente rara desde muitos annos: sem duvida porque a maior parte dos exemplares pereceram na loja de algum livreiro onde existiam por occasião do terremoto de 1755 – Os que apparecem de tempo a tempo tem sido vendidos por 960 até 1:440 réis.

Dos exemplares da primeira edição direi só, que o catalogo manuscripto da livraria de Monsenhor Ferreira Gordo, a que já mais de uma vez tenho alludido, accusa a existencia de um, que elle comprara por 160 réis!! – Este é que por seu falecimento passou para a livraria de D. Francisco de Mello Manuel, e de lá para a Bibl. Nacional, como acima se diz.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]