P. ANTONIO FERNANDES (2.º), Jesuita, e por muitos annos missionario na Ethiopia. – Foi natural de Lisboa, e m. no Collegio de S. Paulo de Goa a 13 de Novembro de 1642 com 72 annos d’edade. – Além de varias obras que escreveu na lingua dos Abexins, cujos titulos podem ver‑se na Bibl. Lusit. deixou a seguinte, que se imprimiu posthuma:
683) Vida da Santissima Virgem Maria mãe de Deus, senhora nossa. Goa, no Collegio de S. Paulo 1652. 4.º É traducção portugueza, feita pelo Patriarcha da Ethiopia D. Affonso Mendes, por cuja diligencia sahiu á luz.
É livro estimado, e de grande raridade. Ainda não vi d’elle algum exemplar. Um, que existia na Livraria do Convento de Jesus, como ainda se vê no respectivo catalogo, desappareceu do seu logar, sem que se saiba que destino levou: o que desgraçadamente acontece com muitos outros livros d’aquella caso. – O unico exemplar pois, de que ao presente hei noticia, tem‑no o sr. conselheiro Macedo, que me disse havel‑o comprado ha muitos annos a Joaquim Francisco Monteiro de Campos por 9:600 réis.
De outra obra do mesmo P. Fernandes, que não é menos rara que a precedente, mas escripta na lingua e com caracteres abexins, intitulada Magseph assetat, ou Flagellum mendaciorum, tambem impressa em Goa 1642, he um exemplar na Bibl. Nacional de Lisboa. (V. no Supplemento )
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]