FR. ANTONIO FREIRE (1.º), Eremita Augustiniano, cuja regra professou no convento da Graça de Lisboa a 16 de Janeiro de 1585. Foi Mestre de Theologia na sua Ordem, e Deputado da Inquisição de Lisboa. – N. em Beja, quanto posso julgar pelos annos de 1568, e m. em Lisboa a 2 de Setembro de 1634. – E.

713) (C) Thesouro Espiritual com seu commento theologico. E duas practicas espirituaes. E uma breve exposição do Pater noster. Dedicado a D. Antonia da Silva, freira mantelata da Ordem do Glorioso P. Sancto Agostinho. Lisboa, por Antonio Alvares 1624. 8.o de 114 folhas numeradas pela frente. Ha porém um salto na numeração, começando a dedicatoria a folhas 10, quando a esta folha corresponde o numero 9, contadas as antecedentes desde o principio do livro. Pouco vulgar. Preço de 300 a 480 réis.

714) (C) Manual dos Evangelhos em versão paraphrastica e meditações. Tomo I. Lisboa, por Vicente Alvares 1626. 8.o de VIII‑438 folhas, sem contar as do indice final. O tomo segundo não chegou a publicar‑se. – Tambem não é commum, e vale de 400 a 600 réis.

715) (C) Elogio do Livro «Primor e Honra da vida soldadesca no Estado da India». – Anda com esta obra, á qual o mesmo padre deu a lima e pulimento com que sahiu á luz. (V. Primor e Honra etc.)

As obras d’este auctor, ainda que de assumptos asceticos, distinguem‑se pela pureza de sua dicção e elegancia da linguagem em que são escriptas, como de quem estudara com os bons mestres do seculo antecedente.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]