FR. ANTONIO DA EXPECTAÇÃO, Carmelita descalço, Mestre na sua Ordem, Prior do Convento do Bussaco,Visitador Ultramarino, Definidor etc. – N. na villa de Manteigas, pertencente ao bispado da Guarda, a 13 de Junho de 1651 e m. a 27 de Novembro de 1724. – E.
630) Chronica Divina e Historia Sagrada, panegyrica e ascetica; estimulos d’amor divino deduzidos da contemplação e ponderação das divinas perfeições, attributos, e ineffaveis excellencias de Deus trino e uno, a fim de acender a divina chamma nas almas catholicas, pias e devotas. Lisboa, por José Antonio da Silva 1736. fol. de XL.875 pag.
Esta longa composição, toda ascetica e concionatoria, que offerece alguma similhança com a chamada Bibliotheca Universal de Fr. Manuel da Trindade, nada tem que a recommende. O estylo não desdiz do titulo da obra, e a dicção participa de todos os defeitos da epocha. Ninguem a compra, e menos a lêem. Outro tanto se deve dizer das mais obras do auctor, assás numerosas, cujos titulos podem ver‑se na Bibl. Lusit.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]