FR. ANTONIO DA ENCARNAÇÃO, Dominicano, Mestre em Theologia, Provincial da sua Ordem na Armenia, e em Portugal Deputado da Inquisição d’Evora e Prior do convento de Bemfica. – N. em Evora, pelos ultimos annos do seculo XVI, e m. em Lisboa a 15 de Outubro de 1665. – E.

619) (C) Relações summarias de alguns serviços que fizeram a Deus e a estes reinos os Religiosos Dominicos nas partes da India Oriental n’estes annos proximos passados. Lisboa, por Lourenço Craesbeeck 1635. 4.º – São tres relações, que comprehendem ao todo 35 folhas, mas pertencem a diversos auctores; só a primeira é de Fr. Antonio da Encarnação: da segunda ignora‑se o auctor, e a terceira é de D. Fr. Miguel Rangel, Bispo de Cochim.

620) (C) Breve Relação das cousas que n’estes annos proximos fizeram os Religiosos da Ordem dos Prégadores, e dos prodigios que succederam nas christandades do sul que correm por sua conta na India Oriental. Lisboa, por Henrique Valente de Oliveira 1665. 4.º.

Todas estas relações são mui raras; mas felizmente existem exemplares de todas na Bibl. Nacional de Lisboa.

621) (C) Sermão do Acto da Fé celebrado em Goa a 7 de Fevereiro de 1617. Lisboa, por Pedro Craesbeeck 1628. 4.º – Ainda não poude encontrar este sermão, e tenho para mim que elle nunca existiu. Ha sim um sermão, com todas as indicações referidas, que são dadas por Barbosa, mas diverso no nome do auctor, que é Fr. Manuel da Encarnação, e não Fr. Antonio. O mesmo Barbosa o menciona tambem sob o nome de Fr. Manuel no tomo III, reproduzindo o que dissera no II em que o attribuiu a Fr. Antonio: Julgo pois evidente que este é mais um dos descuidos do nosso erudito Abbade repetido cegamente pelo seu constante compilador e copista, o auctor do pseudo Catalogo da Academia.[1]

622) Addições á Historia de S. Domingos de Fr. Luis de Sousa, no tocante á fundação do convento de Bemfica, parte II, de pag. 96 verso até 106 verso. – E é tambem sua a Vida do mesmo Fr. Luis de Sousa que vem no principio da dita segunda parte.

A proposito d’estas Addições eis como se exprime o continuador Fr. Lucas de Sancta Catharina na referida Hist. parte IV pag. 71:

«Foi o mestre Fr. Antonio da Encarnação um dos signalados theologos do seu tempo, de clarissimo entendimento: da sua discrição e natural elegancia nos ficou segura memoria no additamento, em que descreveu o convento de Bemfica, no estado em que o poz o desvelo e industria do veneravel padre mestre Fr. João de Vasconcellos. Lê‑se na segunda parte da Chronica do P. Fr. Luis de Sousa, cuja vida escreveu tambem no prologo d’ella, tão observante nas regras da legitima historia, que parece que com o assumpto lhe deu tambem a penna o chronista.»

Á vista de tão claras asserções, devemos concluir, que todos os louvores que a Fr. Luis de Sousa se tem dado, pelo que toca a descripção do convento de Bemfica, não a elle e só sim a Fr. Antonio da Encarnação que cabem de direito.

 

 

[1] Inexactamente dei este sermão como incluido no Catalogo da Academia, onde não vem.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]