A INCM, em parceira como o Ministério dos Negócios Estrangeiros, criou o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, dando continuidade à sua missão, enquanto editora pública, de promoção e preservação do património da língua e da cultura portuguesas.
O Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas, estimular a participação de portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes, prestando, assim, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo o justo reconhecimento pelas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento.
O galardão terá uma periodicidade anual e visa distinguir, rotativamente, trabalhos inéditos nas áreas de Ficção, Poesia e Ensaio.
A edição de 2019 vai premiar obras no domínio da Ficção.
O júri deste Prémio é constituído por:
- Professor Doutor Carlos Reis;
- Dr.ª Paula Mendes, editora chefe da Imprensa Nacional;
- Professora Doutora Fátima Marinho.
Além do valor pecuniário, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro contempla ainda a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional.
O Regulamento do prémio encontra-se disponível aqui.
As obras concorrentes devem ser apresentadas entre 1 de abril de 2019 e 30 de maio de 2019.
A decisão do Júri é divulgada até 30 de setembro de 2019, no site institucional da INCM e no Portal das Comunidades Portuguesas.
CONTACTO PARA INFORMAÇÕES
Teresa Garcia
teresa.garcia@incm.pt
Morada para entrega dos originais a concurso:
Imprensa Nacional-Casa da Moeda
A/C Unidade de Edição e Cultura
Rua da Escola Politécnica, n.º 135
1250-100 Lisboa