P. ANTONIO DO COUTO, Jesuita, natural de S. Salvador, capital do reino d’Angola. Cursou os estudos de Theologia na Univ. de Coimbra, e fui durante muitos annos missionario no reino de Congo. M. em Loanda a 10 de Julho de 1666, com mais de 34 annos de Companhia, por ter professado a 31 de Outubro de 1631. – E.

577) Gentio de Angola, suficientemente instruido nos mysterios de nossa sancta fé. Lisboa, por Domingos Lopes Rosa 1642. 8.º.

Julgo ser esta obra de grande raridade, porque não tenho, nem sei onde exista algum exemplar della. Mr. Ternaux‑Compans não a accusa na sua amplissima Bibliothéque Asiatique et Africaine, o que é para admirar, pois que muitos livros menciona que de certo não viu, e cujos titulos copiou necessariamente de Barbosa, donde poderia tambem haver a indicação d’este. E verdade que, sob n.º 1906 aponta a obra seguinte, que talvez será a mesma de que se tracta, ou quando menos alguma reimpressão della: – Cathecismo en latin, portugues y angolano, por Antonio de Cueto, natural de Angola, in 4.º 1661.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]