P. ANTONIO CORTÊZ BREMEU, Presbytero secular, e Prior da egreja do Salvador de Monte‑agraço, no Patriarchado e districto de Lisboa. Parece que vestira primeiramente a roupeta da Companhia de Jesus, e que se formou em Coimbra na faculdade de Canones. – N. em Lisboa a 4 de Março de 1711: m. depois de 1759, mas ignoro ainda a data certa. – E.

565) (C) Universo Juridico, ou Jurisprudencia Universal Canonica e Cesaria regulada pelas disposições de ambos Direitos commum e patrio etc. Lisboa, por Domingos Rodrigues 1749. fol. de XLII‑420‑292 pag. Tendo a designação de tomo I, não consta que o auctor publicasse segundo, apesar da promessa de o fazer. Ainda que este livro foi, como se vê, incluido como classico no pretendido Catalogo da Acad., o auctor do Demetrio Moderno diz d’elle o seguinte a pag. 139: «Esta obra é toda cheia de questões insipidas, e bem mostra ser um Universo, mas Platonico, ou de Campanella. Póde ser avaliada pelo adagio dos gregos: Umbra pro corpore.» – Não é procurado, e por isso vale no mercado baixo preço que não excede de 480 até 600 réis, não obstante a sua corpulencia, que já deu motivo a que Diniz alludindo a ella no Hyssope, dissesse com a sua costumada ironia:

 

« O famoso Bremeu, de cujo livro

Faz logo ver o titulo a grandeza! »

 

566) Vida do glorioso S. Francisco de Assis reduzida a um panegyrico da pobreza e humildade do Sancto. Lisboa, na Off. Alvarense 1746. 8.º de 80 pag. – Este pequeno opusculo foi ignorado de Barbosa. É raro, mas não gosa e alguma estimação.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]