ANTONIO DO COUTO DE CASTELLO BRANCO, Commendador da Ordem de S. Tiago, Cav. da de Christo, Fidalgo da Casa Real, Alcaide mór da Villa de S. Tiago de Cacem: serviu militarmente na marinha e no exercito, obtendo n’aquella o posto de Capitão de mar e guerra, e n’este o de Sargento mór de batalha, correspondente hoje ao de Marechal de campo. – Foi natural de Lisboa, e filho de Luis do Couto Felix, de que se fez memoria em seu logar. N. a 8 de Outubro de 1669, e m. em Elvas a 30 de Abril de 1742. – E.

578) (C) Memorias militares, pertencentes ao serviço da guerra assim terrestre como maritimo, em que se contem as obrigações dos Officiaes de infanteria, cavallaria, artilheria e engenheiros; insignias que lhe tocam trazer; a forma de compór e conservar o campo; o modo d’expugnar e defender as praças, etc. Amsterdam, por Miguel Dias 1719. 8.º de 24‑334 pag. com uma arvore genealogica e duas estampas.

Supplemento ás Memorias militares. Tomo II. Apontamentos das obrigações e practicas da guerra. Lisboa, na Off. da Musica 1731. 8.º de XVI‑ 188 pag.

Memorias e observações militares e politicas, Tomo III. Referem‑se todas as operações militares e politicas de Portugal, que moveram a concluir uma liga com as corôas de França e Castella. Successos da guerra em que entrou com seus alliados etc. etc. Ibi, na mesma Off. 1740. de XXXVIII‑328 pag. com um mappa.

Conforme relata Barbosa, o auctor tinha continuado e concluido estas Memorias, que chegavam a 6 volumes; porém os tres restantes não se imprimiram.

Se houvermos d’estar pela opinião do critico que escreveu a Evidencia Apologetica, estas Memorias, isto é, o primeiro e segundo tomo d’ellas, são tão cheias d’erros e incoherencias, que a sua composição e publicação deveram ser olhadas não só como inuteis, mas até como prejudiciaes ao bem commum. (V. Manuel de Azevedo Fortes). Talvez n’isto haja exaggeração. O certo é que ellas tem ainda tal ou qual estimação e são pouco vulgares, principalmente os ditos tomos primeiro e segundo. O preço dos exemplares completos tem chegado até 1:440; mas outras vezes são vendidos por quantias muito inferiores.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]