ANTONIO CORRÊA DE LEMOS, Typographo em Lisboa. Foi por muitos annos impressor da Gazeta, e teve demanda por causa d’esta publicação com o seu competidor e collega Pedro Ferreira, e com o proprio redactor da mesma Gazeta Montarroio. – N. em Lisboa a 9 de Novembro de 1680, e ha d’elle memorias ate 1747. – Os nossos bibliographos lhe attribuem a composição dos seguintes opusculos, que dizem escrevera, mas que publicou sob nomes suppostos:
561) Relação de uma solemne e extraordinaria procissão de preces que por ordem da Corte Ottomana fizeram os Turcos na cidade de Meca no dia 16 de Ju1ho de 1728 para alcançar a assistencia de Deus contra as armas dos Persas, etc. Lisboa, por Pedro Ferreira 1730. 4.º – Relação de uma solemne e extraordinaria procissão etc. Segunda parte. Ibi, pelo mesmo 1730. 4.º Estes folhetos foram publicados com o nome supposto de João Carlos Antonio.
562) Almanach Universal para o anno de 1731 terceiro depois do bisexto. Contém lunario geral, mudanças e alterações de tempos: horas a que nasce e se põe o sol, methodo de agricultura, regras medicinaes, etc. Com um resumo chronologico ou manual de noticias particulares do que tem succedido em Portugal e Hespanha e outras partes desde a creação do mundo até o anno de 1730. Lisboa, por Pedro Ferreira 1730. 8.º.
Este Almanach publicado sob o nome de Fabião Francez, repetiu‑se nos annos seguintes, com pequena alteração nos titulos, mas com variedade de material na parte noticiosa. Barbosa menciona mais tres dos annos de 1732, 1733 e 1734, todos impressos na mesma Officina. De todos vi exemplares, que juntos com outros de annos mais modernos existem na livraria do extincto Convento de Jesus, posto que mui mal tractados, e roidos de traça.
563) A Fenix das Tempestades renascida no dia 15 de Outubro de 1732 com um discurso sobre os ventos. Lisboa, por José Antonio da Silva 1732. 4.º Sahiu sem o seu nome. Como critica e addittamento a este folheto, se publicou outro que sahiu com o seguinte titulo: Pennas que cahiram de uma das azas ao celebrado Fenix das Tempestades. Lisboa, por José Antonio da Silva 1733. 4.º de 15 pag. com o nome de Cosme Fragoso de Mattos, mas que deve attribuir‑se ao P. Victorino José da Costa.
564) Systema politico da Europa. Dialogo entre um francez e um allemão sobre a disposição e interesses na presente guerra. Lisboa, por José Antonio da Silva 1734. 4.º Sahiu com o nome de Luis José Corrêa, seu filho.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]