ANTONIO CERQUEIRA PINTO, Academico supranumerario da Acad. R. da Historia Portugueza, instruido na Theologia, Philosophia e Bellas Lettras. – N. não na cidade do Porto, como alguns julgaram, mas na freguezia de S. Miguel de Godim, concelho de Basto, proximo da villa de Amarante, a 13 de Junho de 1679. M. no Porto a 28 de Dezembro de 1744. – E.

525) Historia da prodigiosa imagem de Christo crucificado, que com o titulo de Bom Jesus de Bouças se venera no logar de Matosinhos. Lisboa, por Antonio Isidoro da Fonseca; 1737. 4.º de LXXXII‑349‑161 pag. Ornada com duas estampas, uma da imagem do Senhor de Matosinhos, outra indicativa da ordem que seguiu a procissão do triumpho que sahiu da nova egreja.

Esta obra não dá grande honra á critica do seu auctor, o qual se compraz em dar como certas tradições mui duvidosas, se não abertamente falsas. A sua linguagem está longe de poder servir de modelo. – Não é rara. Preço ordinario até 480 réis.

526) Relação dos festivos applausos com que na cidade do Porto se congratularam os felizes desposorios do Ser.mo Sr. D. Joseph Principe do Brasil, e a Sr.ª D. Maria Anna Victoria, Infanta de Castella… Lisboa, na Off. da Musica 1728. 4.º de 14 paginas. Sahiu anonymo.

527) Catalogo dos Bispos do Porto composto pelo Ill.mo D. Rodrigo da Cunha addicionado n’esta segunda impressão com varias memorias ecclesiasticas d’esta diocese no discurso de onze seculos etc. Porto, na Off. Prototypa Episcopal 1742 fol. – É menos estimada que a primeira edição. Corre no mercado por l:440 a 1:600 réis.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]