GABRIEL SOARES DE SOUZA natural de Lisboa, e descendente de geraçaõ nobre, a cujo intrepido valor, e judiciosa direçaõ se deveo a Conquista do Rio de S. Francisco em o Brasil no anno de 1591. Foy nomeado Capitaõ Mòr de duas Nàos para o descubrimento das Minas das Esmeraldas de que trazendo a Portugal varios pedaços de terra em que estavaõ encerradas algumas pedras perfeitas, e outras imperfeitas, naõ conseguio o dezejado fim daquelle descobrimento, que proseguio com milhor fortuna D. Francisco de Souza Senhor de Bringel, Alcayde Mór de Beja que neste tempo governava o Brazil por cujo serviço mereceo o titulo de Marquez. Compoz.

Roteiro Geral com largas informaçoens de toda a Costa que pertence ao Estado do Brazil e descripçaõ de muitos lugares delle especialmente da Bahia de todos os Santos. Consta de 2 Tratados, o 1. comprehende 74. Capitulos; e o 2. 196. o qual tem por titulo.

Memorial, e declaraçaõ das grandezas da Bahia de todos os Santos, da sua fertilidade, e das notaveis partes, que tem M. S. fol.

Conservase na Bibliotheca Real. Dedicado a D. Christovaõ de Moura em o anno de 1587. Desta obra, e seu author fazem memoria Pedro de Mariz Dialog. de Var. Hist. cap. 5 . fol. 36. e o moderno addicionador da Bib. Geograf. de Ant. de Leaõ. Tom. 3. col. 1710. onde escreve compuzera Gabriel Soares.

Relaçaõ do Descubrimento das Esmeraldas. M. S.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]