Fr. GABRIEL DA PURIFICAÇAM chamado no Seculo Simaõ Antunes filho de Domingos Antunes, e Maria Lopes naceo em Lisboa, e professou o sagrado instituto de S. Jeronimo no real Convento de Belem a 2 de Fevereiro de 1632. Foy muito observante da disciplina regular de que deu manifestos argumentos quando exercitou os lugares de Porteiro Mòr do Convento de Belem por muitos annos, Prior do Convento do Espinheiro, e duas vezes Vizitador Geral. Teve talento para o pulpito, e inclinaçaõ para a Poesia vulgar. Falleceo em idade muito provecta em o Convento de Belem a 23 de Abril de 1704. Compoz.

Espelho Diafano, e Cristalino em que se retrataõ as vidas dos dous mais austeros penitentes S. Jeronimo habitador dos asperos dezertos da Syria, e S. Bruno morador nos desabridos montes da Cartuxa. Lisboa por Manoel Lopes Ferreira 1680. 8. he em 8. rima

Sermaõ em a Festa de N. Senhora do Egypto prégado no Convento dos Religiosos de S. Bernardo. Lisboa por Ioaõ Galraõ 1687. 4.

Terno Sonoro cantado em as tres principaes Festas da Gloriosissima Virgem Maria Senhora nossa, a saber da Immaculada Conceiçaõ; da purissima Encarnaçaõ; e da humildissima Purificaçaõ. Lisboa pelo dito Impressor. 1689. 4.

Dia maravilhoso em que se manifestaõ as virtudes do mais insigne Patriarcha S. Jozeph distinto em duas partes, ou dous Sermoens hum de menhaã, outro de tarde prégados na Igreja de N. Senhora da Graça de Setuval. Lisboa por Manoel Lopes Ferreira 1693. 4.

Sermaõ dos Santos Apostolos S. Simaõ, e S. Judas. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1700. 4.

Justo Sentimento à morte do Serenissimo Infante de Portugal D. Duarte em o dia das suas funeraes exequias em o Real Convento de Belem. Lisboa por Antonio Alvres. 1650. 8. Consta de 43. Outavas. Sahio com o nome afectado do Padre Gabriel Antunes.

Carta escrita ao Conde de Castello-milhor Ministro do despacho delRey D. Affonso VI. sobre a forma do governo. M. S. he larga, e judiciosa.

Cançaõ a Batalha de Montes Claros. M. S. 4. Delle faz distinta memoria o Padre Antonio dos Reys Enthus. Poet. n. 74. collocando-o entre o Coro dos Poetas Portuguezes com estas vozes.

: : Gabriel quatientis pectora saxo

Gesta Senis memorat, tacitamque Brunonis eremum.

Assiduo resonat cantu, dum muta repellit

Petra, volens siluisse, melos; latebrosaque rumpi

Antra gemunt gravibus dilecta silentia verbis

Hìc nunquam audiri solitis.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]