D. GABRIEL DA ANNUNCIAÇAM natural da Villa de Guimaraens do Arcebispo de Braga Conego Secular da Congregaçaõ do Evangelista cuja murça recebeo no Convento de Villar de Frades, e no Collegio de Coimbra a noticia das letras sagradas em que sahio grande letrado, e insigne Pregador. Estes dotes o habilitaraõ para que o Arcebispo de Evora D. Joaõ Coutinho o elegesse para seu Coadjutor sendo sagrado com o titulo do Bispo de Fez no anno de 1638. em o Convento de Santo Eloy de Lisboa. Partindo o Arcebispo neste anno para Madrid o deixou com o governo da Diocese, que exercitou com igual prudencia, que vigilancia até a morte daquelle Prelado sucedida a 12. de Setembro de 1643. A Sede vacante o nomeou por Vizitador Geral do Arcebispado onde contrahindo huma grave infermidade foy obrigado a recolherse a Evora, e no Convento da sua sagrada Congregaçaõ passou à vida eterna a 18. de Março de 1644. Sobre a sepultura se lhe gravou o seguinte epitafio.
Sepultura de D. Gabriel da Anunciaçaõ Conego da Congregaçaõ de S. Ioaõ Evangelista Bispo de Fez. Falleceo a 18. de Março de 1644.
Fazem illustre memoria do seu nome Franc. de S. Maria Chron. dos Coneg. Secul. liv. 2. cap. 40. Foy muito estimado na Corte, e em muitas partes do Reyno. Fonseca. Evor. Glorios. pag. 308. n. 540. de cujas virtudes, e prendas se podiaõ fiar mayores cargos. Ioan. Soar. de Brit. Theatr. Lusit. Litter. lit. G. n. 1. Optimus sui temporis Ecclesiastes. Souza Cathalog. dos Pontif. Card. E Bisp. Portug. pag. 153. Grande Letrado, e insigne Pregador. Publicou.
Sermaõ em a nova Igreja do seu Mosteiro de Enxobregas em dia da Degolaçaõ de S. Joaõ Baptista que foy o ultimo dos tres em que se solemnizou a nova translaçaõ do Santissimo Sacramento da Igreja Velha para a nova Capella, que fez a Senhora D. Joanna de Noronha. Lisboa por Antonio Alvares. 1625. 4.
Sermaõ nas Exequias que fez o Mosteiro de Santo Eloy de Lisboa na Sé da mesma Cidade em a morte do Illustrissimo, e Reverendissimo Senhor D. Miguel de Castro. M. S. 4. do qual conservo huma copia. Era Reytor do Convento de Lamego quando pregou este Sermaõ.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]