FRANCISCO XAVIER DOS SANTOS DA FONCECA filho de Antonio dos Santos, e Antonia Maria da Fonceca. Naceo em Lisboa a 21. de Abril de 1707. Tendo estudado Gramatica no Collegio dos PP. Jesuitas, e Filosofia na Congregaçaõ do Oratorio se aplicou em a Universidade de Coimbra à Sciencia dos Sagrados Canones em que recebeo o grao de Bacharel a 6. de Abril de 1728. Restituido a patria depois de ser admetido ao numero dos Advogados da Caza da Suplicaçaõ foy aprovada a sua Sciencia legal em o Dezembargo do Paço a 24. De Outubro de 1729. para servir os lugares da Republica. Sendo Procurador da Fazenda Real da Repartiçaõ das sete cazas, e Promotor Fiscal das Capellas da repartiçaõ da Meza da Conciencia, e Ordens, e Procurador da Mitra Patriarchal de que tomou posse a 5. de Junho de 1744. exercita a advocacia de Cauzas Forenses nesta Corte com igual Sciencia, que verdade. He muito versado na Liçaõ da Historia Sagrada, e profana, e Academico dos Arcades com o nome de Lysidas. Do seu nome faz agradecida memoria o Beneficiado Francisco Leytaõ Ferreira insigne Academico da Academia Real no Prologo das Noticias Chronol. da Universidade de Coimb. Tem composto.
Additiones ad Doctorem Emmanuelem Barbosam in Remissionibus ad Ordinat. Regias. Ulyssipone apud Michaelem Rodrigues 1732. fol. 2. Tom.
Additiones ad Emmanuelem Mendes de Castro. Conimbricae apud Antonium Simoens Ferreira. 1739. fol. No fim tem este Tratado. De authoritate Decisionum Senatús.
Epitome Chronologico Historico Juridico em que se mostraõ os verdadeiros Authores dos Textos que se achaõ no Decreto de Graciano escrito no anno de 1730. M. S. 8. 2. Tom.
Tabulae Pasenses in Institutiones Imperiales miro ordine dispositae et annotationibus illustratae. 4. M. S.
Demonstraçaõ apologetica da nobreza do Corrector do numero contra o empenho de 2. Authores modernos que o reputaõ por vil. 4. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]