FRANCISCO XAVIER DA RUA Naceo no lugar da Alverca termo da Villa de Trancoso Comarca da Villa de Pinhel na Provincia da Beira a 18. de Outubro de 1687. Depois de estar sciente nos rudimentos gramaticaes passou à Universidade de Coimbra onde recebeo o grao de Mestre em Artes, e de Bacharel na Faculdade de Direito Pontificio merecendo possuir os lugares de Advogado da Caza da Suplicaçaõ, Prothonotario Apostolico, Prior de Requeixo, e Juiz conservador dos Religiosos Dominicos do Convento de Aveiro. Acompanhou com o lugar de Secretario da Embaxada que ao Emperador da China deu em nome do nosso Monarcha, Alexandre Metello de Souza de Menezes a 28. de Mayo de 1725. Hoje Conselheiro Ultramarino, e Deputado da Bulla da Cruzada de cuja politica funçaõ escreveo a seguinte Obra.
Relaçaõ da Embaxada que por ordem del Rey D. Joaõ o V. fez ao Emperador da China Yum Chim, Alexandre Metello de Souza, e Menezes no anno de 1725. com trinta caxoens de prezente. Começa. Havia ElRey Nosso Senhor. No fim tem huma noticia breve, e summaria de algumas cousas pertencentes ao Imperio da China. M S. fol. Acabada de escrever em Lisboa a 10. Março de 1732. Consta de 178. paginas.
Additamentos às Cartas que o mesmo Embaxador escreveo de Macao, e Pekim a Sua Magestade Portugueza sobre os negocios da sua Embaxada. Additamento à Carta que o Padre Parennin Jesuita escreveo de Pekim a 8. De Outubro de 1727. ao Padre Nyel Jesuita subprecetor dos Senhores Infantes de Espanha a qual está impressa no Tom. 19. das Letres Edifiantes ecrites par quelques Missionaires de la Compagnie de Jesus desde pag. 206. até 264. Onde relata individualmente a Embaxada que ao Emperador da China mandou o nosso Monarca reynante.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]