D. FRANCISCO XAVIER DO REGO Ulyssiponense filho de Pays nobres chamados Ioaõ do Rego, e D. Maria Cabral Toraõ. Na idade da adolescencia abraçou o instituto dos Clerigos Regulares Theatinos professando em a Caza de N. Senhora da Divina Providencia desta Corte a 5. de Mayo de 1712. Foy ornado de summa modestia, prespicas talento, e elegante frase, que felismente practicou nas suas composiçoens em que era observantissimo cultor da pureza da lingua materna. Ainda que padecia a grave molestia de accidentes epilepticos naõ deixava de estar continuamente aplicado à liçaõ dos livros onde a sua incansavel curiosidade achava o mayor alivio. Retirado a Madrid assistio muitos annos na Caza de N. Senhora dos Favores, que a sua Religiaõ Theatina tem naquella Corte onde exercitando os actos de perfeito religioso passou da vida caduca para a eterna em idade muito florente a 8. de Iunho de 1738. Compoz.

Vida de Santa Victoria Virgem, e Martyr Portugueza Padroeira da Cidade de Cordova. Lisboa na Officina da Musica 1721. 4.

Sermaõ da Paixaõ de N. Senhor Jesus Christo prégado em 5. feira mayor 13. de Abril de 1724. na Igreja de N. Senhora da Divina Providencia dos Clerigos Regulares. Lisboa na Officina da Musica 1726. 4.

Sermaõ das sete Dores de Nossa Senhora prègado em 4. de Abril do anno de 1727. na Santa Igreja Patriarchal. Lisboa na mesma Officina 1727. 4.

Avizos importantes para a Salvaçaõ practicados em alguns exercicios precisamente necessarios para uzo de hum verdadeiro Christaõ. Lisboa na dita Officina. 1727. 16. & ibi por Pedro Ferreira Impressor da Serenissima Rainha Nossa Senhora. 1739. 12. Com o suposto nome de Xavier Cabral do Toraõ.

Coroa Mystica do grande Patriarcha Santo Agostinho adornada de nove pedras preciosas Sagrados Symbolos de nove virtudes do mesmo Santo, e illusradas com outras tantas sentenças tiradas de seus escritos. Lisboa por Mathias Pereira da Sylva, e Ioaõ Antunes Pedrozo. 1720. 12.

Officium de Transitu Beatae Virginis Mariae recitandum a quacumque particulari Religione, piaque devotione. 8. sem lugar nem lugar da impressaõ.

Sermon del Mandato predicado en el dia Jueves Santo 25. de Março de 1728. en la real Iglezia de Santa Maria de el Favor de Clerigos Reglares de Madrid. 4. sem lugar nem anno da impressaõ. Dedicado ao Senhor Infante D. Antonio.

Descripçaõ Geographica Chronologica, Historica, e Critica da Villa, e Real Ordem de Aviz. Dedicada ao Senhor D. Manoel Caetano de Souza Clerigo Regular do Conselho de Sua Magestade Comissario Geral Apostolico da Santa Cruzada, e Censor da Academia Real da Historia Portugueza em Madrid a 16. de Abril de 1730. 4. M. S. O Original se conserva na Livraria dos PP. Theatinos desta Corte.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]