FRANCISCO XAVIER Naceo em Lisboa a 2. de Dezembro de 1685. Sendo seus Pays Antonio Dias, e Catherina do Espirito Santo. Quando contava 15. Annos de idade foy admetido à Congregaçaõ do Oratorio da Villa de Estremós a 19. de Março de 1701. onde estudadas as sciencias escholasticas exercitou o officio de Missionario Evangelico por diversas terras da Provincia do Alentejo em que colheo copioso fruto. Obrigado do preceito dos Medicos deixou a Congregaçaõ por serem os achaques que padecia incompativeis com os ministerios de Congregado. Retirouse à Villa de Peniche onde experimentando por beneficio do clima alivio em as suas queixas foy chamado pela Abbadessa do religiosissimo Convento de Marvilla de Religiosas de Santa Brigida situado nos arrebaldes de Lisboa para seu Confessor, cujo lugar exercita com louvavel procedimento. He muito perito na intelligencia da lingua Latina, letras humanas, e Mythologia. Quando assistia na Congregaçaõ compoz.
Escravidaõ, e filial entrega a Maria Santissima Senhora Nossa, exercicio utilissimo no qual se deve empregar todo o Catholico proposto à praxe dos devotos . Lisboa por Jozé Lopes Ferreira 1715. 16. e muitas vezes reimpresso em Lisboa, e Coimbra.
Depois que sahio da Congregaçaõ publicou.
Rudimenta Litteraria Studiosae juventuti, opus excultum in duas partes divisum . Ulyssipone apud Antonium Pedrozo Galraõ. 1732. 4.
Sermaõ da grande Matriarcha Santa Brigida pregado na sua Igreja em o anno 1737. no seu proprio dia 8. de Outubro. Lisboa na Officina dos herdeiros de Antonio Pedrozo Galraõ. 1740. 4.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]