Fr. FRANCISCO VIEYRA natural de Villa-Real em a Provincia Transmontana filho de Pays igualmente nobres, que opulentos chamados Gaspar Ferreira de Azevedo, e Izabel Vieyra de Souza. Ainda contava poucos annos de idade, e muitos de madureza quando deixando a Caza paterna elegeu a Religiaõ dos Erimitas de S. Agostinho professando o seu instituto no Real Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa a 6. de Mayo de 1669. Tal era a viveza com que comprehendeo as sciencias severas que ao mesmo tempo cauzava enveja aos condiscipulos, e admiraçaõ aos Mestres. Laureado com as insignias Doutoraes na Faculdade Theologica pela Universidade de Coimbra a 14. de Fevereiro de 1685. A illustrou com o seu Magisterio em as mayores Cadeiras, sendo Lente de Gabriel a 23. de Outubro de 1706. da Escritura a 26. de Ianeiro de 1714. de Vespora em 12. de Novembro de 1716. e ultimamente de Prima em o primeiro de Outubro de 1717. A sua grande literatura se naõ coarctou às especulaçoens da Theologia, mas com excesso a todos os Cathedraticos se extendia à intelligencia das Escrituras, noticia da Historia Sagrada, e Profana, liçaõ dos Oradores, e Poetas amigos como testemunhavaõ todos, que participavaõ da sua conversaçaõ sempre agradavel, e judiciosa. Naõ mereceo menor aplauzo o seu talento no pulpito que na Cadeira sendo as suas declamaçoens Evangelicas deregidas à reforma dos custumes, e extinçaõ dos vicios. Retirado à sua patria se preparou com repetidos actos de observante Religioso para a morte que o privou da vida a 25. de Setembro de 1720 quando contava 71 annos de idade, e 51. de religiaõ. Jaz sepultado no Capitulo do Convento de S. Domingos de Villa Real em cuja Campa se deve gravar por epitafio as palavras que delle escreveo o Padre Fr. Manoel de Figueiredo Flos Sanct. Aug. Tom. 4. pag. 140. Consumado Theologo em todas as Escolas, e plausivel nos argumentos.
Compoz.
Sermaõ da Terça sexta feira de Quaresma na Capella Real da Universidade de Coimbra. Coimbra por Jozé Ferreira Impressor da Universidade. 1689. 4.
Sermaõ da Anunciaçaõ da Senhora e Encarnaçaõ do Verbo no Collegio da Graça em 1687. Coimbra pelo dito Impressor. 1689. 4.
Sermaõ na ultima Tarde do Triduo que no Convento de Santo Agostinho da Cidade do Porto se celebrou em 28 de Outubro de 1689. na Tresladaçaõ do Sacramento para a nova Igreja dedicada ao mesmo Santo Agostinho com a circunstancia da felice nova do nacimento do Principe que Deos guarde porque chegou quando se dava principio a solemnidade. Coimbra por Manoel Dias Impressor da Universidade 1689. 4.
Sermaõ da Quarta Dominga de Quaresma na Sé de Coimbra. Lisboa por Miguel Manescal 1691. 4.
Sermaõ do Auto da Fé que se celebrou no pateo de S. Miguel da Cidade de Coimbra em 19. de Iunho de 1718. Coimbra na Officina do Real Collegio das Artes da Companhia de JESUS 1718. 4.
Voz Evangelica, que nos mudos characteres da estampa catholicamente brada, e se divulga em quarenta Sermoens Panegyricos festivos, como tambem funebres, e Quaresmaes. Coimbra por Antonio Simoens Impressor da Universidade. 1708. fol.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]