Fr. FRANCISCO DA VEYGA natural da Villa de Barcellos do Arcebispado de Braga filho do Doutor Thomaz Rodrigues da Veyga lente de Prima de Medecina em a Universidade de Coimbra, e de D. Helena Pinheira irmãa do insigne Jurisconsulto o Dezembargador Thome Pinheiro da Veyga dos quais ambos se fará distinta memoria em seus lugares. Professou o instituto Serafico em a Provincia de Portugal onde depois de estudar as sciencias necessarias para o pulpito exercitou este sagrado ministerio com zelo apostolico reprehendendo as culpas, e ocultando os culpados de que se seguiraõ admiraveis conversoens. Retirado para o Convento da Ilha da Madeira se sepultou em huma cova pelo espaço de seis mezes sendo o seu unico alimento as eruas, que produzia o campo, de cuja rigorosa abstinencia contrahio a infermidade que o afligio largo tempo até ser transferido ao eterno descanço. Compoz.

Perfeiçaõ da Vida Evangelica. 2. Tom. M. S. Os quais estavaõ com despacho do Dezembargo do Paço de 21. de Janeiro de 1634. em que o Author vivia para que os revisse Fr. Martinho Moniz Religioso Carmelita observante.

Fruto do Sangue de Christo sobre as palavras do Capitulo 20. de S. Matheos Calicem meum bibetis. 4. 2. Tom. Estavaõ com aprovaçaõ da Ordem para se imprimirem.

Sermoens diversos de Nossa Senhora, das suas nove Festas do anno, e outras particulares dedicados à Immaculada Conceiçaõ da Virgem Nossa Senhora, honra, Tymbre, solar, devisa, e profisaõ da Ordem Serafica. Começa a Dedicatoria. Quando ponho os olhos, Immaculada Princeza, nas muitas obrigaçoens que a Sagrada Religiaõ Franciscana vos tem em lhe dares a honra de Defensora da vossa Immaculada Conceiçaõ, eu como filho &c. Consta de 29. Sermoens. 4. M. S. Fr. Fernando da Soledade. Hist. Seraf. da Prov. de Portug. Part. 5. cap. 29. n. 459. faz mençaõ desta obra a qual como a precedente conservava em seu poder Fr. Luiz de S. Francisco sobrinho do Author de quem se fará memoria em seu lugar.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]