FRANCISCO DE VASCONCELLOS COUTINHO natural da Cidade do Funchal, Capital da Ilha da Madeira Bacharel formado pela Universidade de Coimbra em os Sagrados Canones, insigne Poeta cujo espirito se arrebatava ao cume do Parnasso com tal elevaçaõ, que por voto dos mayores cultores de taõ divina Arte excedia o seu enthusiasmo a mais penetrante comprehensaõ sendo os seus versos cadentes, discretos, elegantes, e claros. Dos muitos que a sua fecunda Musa produzio se publicaraõ os seguintes.

Feudo do Parnasso, e victima numerosa consagrada ás Aras da Soberana Magestade do muito alto, e poderoso Rey D. Joaõ o V. Lisboa por Pedro Ferreira 1729. 4. Saõ Tercetos.

Hecatombe Metrico, consagrado às Aras da Cruz Santissima, e à pureza immaculada da sempre Virgem Maria N. Senhora. Lisboa pelo dito Impressor. 1729. 4.

Fabula de Polifemo, e Galatea. Consta de 73. Outavas começa

Aonde Thetis com grilhoens lucentes. &c.

Sahio impressa com Sete Sonetos a diversos Assumptos desde pag. 1. até 32. no Tom. 2. da Feniz renacida, ou obras poeticas dos milhores engenhos Portuguezes. Lisboa por Jozeph Lopes Ferreira Impressor da Serenissima Rainha. 1717. 8.

Trinta, e dous Sonetos a varios assumptos. Sahiraõ impressos desde pag. 220. até 251. do Tom. 3. da Feniz renacida &c. Lisboa pelo mesmo Impressor. 1718. 8.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]