P. BRAZ VIEGAS, Jesuita, Doutor em Theologia pela Universidade de Evora, e natural da mesma cidade. – N. em 1553, e ahi morreu a 22 de Agosto de 1599, contando apenas 46 annos d’edade, e 30 de Companhia. – E. além de varias obras theologicas em latim, cujos titulos podem ver‑se na Bibl. Lus., a seguinte:
347) (C) Meditações sobre os mysterios da paixão, resurreição, e ascensão de Christo nosso senhor, e vinda do Espirito Sancto, com figuras e profecias do Testamento velho, e documentos tirados de diversos Sanctos Padres e outros devotos auctores. Traduzido do italiano do P. Vicente Bruno. Lisboa, por Pedro Craesbeeck 1601. 8.º de IV‑642 pag. – E por segunda vez, Lisboa, na Typ. Rollandiana 1832. 8.º.
O P. João Baptista de Castro no Mappa de Portugal tomo IV pag. 32 da edição em 8.º tractando d’este jesuita lhe chama «Grave e doutissimo escriptor, de engenho excellente, de juizo agudo, e de doutrina exquisita.»
As Meditações foram sempre estimadas por sua linguagem correcta, doutrina solida e affectos pios; e por serem muito raros e procurados os exemplares, o impressor e editor Rolland animou-se a emprehender a segunda mencionada edição, que anda nos seus Catalogos cotada em 720 réis. Consta-me porém que poucos exemplares se venderam.
Eu comprei um da primeira que possuo, por 360 réis, attendendo á circumstancia de achar‑se demasiadamente aparado.
[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]