FRANCISCO TRIGUEIROS GOES filho de Manoel Fernandes de Castro, e Mariana de Goes nasceo em Lisboa onde instruido com as primeiras letras passou à Universidade de Coimbra, e applicando-se ao estudo da Jurisprudencia Cesarea recebeo com applauzo dos Cathedraticos o grao de Bacharel naquella Faculdade. Restituido à patria exercitou o Officio de Advogado de Causas Forenses com grande fama da sua sciencia juridica para a qual concorria a penetrante viveza, e feliz memoria de que era ornado. Teve suficiente noticia das letras humanas, e da Historia Sagrada, e profana. Falleceo na Patria a 29. de Junho de 1732. Jaz sepultado no Convento de Nossa Senhora da Boa Hora dos Agostinhos Descalsos. Compoz.
Allegaçaõ de Direito a favor do Prior, e mais Beneficiados da Parochial Igreja de S. Nicolao do Patriarchado de Lisboa Occidental, e do Real Padroado da Rainha Nossa Senhora em que se impugna o Decreto que os Padres da Congregaçaõ do Oratorio conseguiraõ naõ sendo ouvidos o Prior, Beneficiados, e outros legitimos contradictores para obrigar a que se lhe vendessem varias propriedades de Casas da Rua nova do Almada districto da mesma Freguesia para extenderem o sitio que habitaõ. Lisboa na Officina da Musica. 1730. fol.
Ecco Juridico contra as vozes das reflexoens, que formaõ os Reverendos Padres da Congregaçaõ do Oratorio desta Cidade de Lisboa Occidental oppostas à Allegaçaõ de direito, que se deu à luz a favor do Prior, e Beneficiados da Igreja Parochial de S. Nicolao do Padroado da Rainha Nossa Senhora dividido em 3. Partes. Na primeira responde à intitulada noticia fiel de todo o facto que se involve nesta questaõ. Na 2. contradiz aos 12. fundamentos que se expendem por parte da Congregaçaõ. Na 3. desvanece todas as reflexoens contrarias á sobredita Allegaçaõ a qual de novo vay impressa no fim desta obra. Lisboa na mesma Officina 1731. fol.
[Bibliotheca Lusitana, vol. II]